E as dúvidas sobre o processo de sublimação (ou transfer) continuam. Neste artigo veja quais são os papéis e tintas adequados para cada produto.
O processo de sublimação ainda parece causar certa confusão, especialmente em quem está começando. É importante utilizar a combinação correta de materiais e produtos para que o resultado seja o melhor possível. Caso contrário, a imagem transferida pode ficar opaca, fosca ou sem cor, pode desbotar ou desmanchar ou o seu cliente pode reclamar posteriormente. Por isso é importante fazer o processo correto de acordo com o tipo de produto a ser personalizado, e, se for o caso, informar o seu cliente de eventuais limitações.
Neste artigo exploraremos os tipos de papéis e tintas usados em cada tipo de produto, além dos respectivos tempos e tipos de prensa que devem ser utilizados. Se você tem algum outro tipo de produto que deseja ver nesta lista, deixe nos comentários. Mas lembre-se: a sublimação não é a resposta a todos os seus problemas, nem é a única forma de personalizar produtos – existem outras técnicas como impressão offset ou serigrafia, que podem ser mais adequadas dependendo das suas necessidades.
Atenção: As tintas sublimática e pigmentada são idênticas. Tome cuidado para não misturá-las. Guarde as tintas em suas embalagens originais.
Produto | Papel | Tinta | Prensa | Tempo | Temperatura |
Caneca cilíndrica de cerâmica | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 160-200 segundos | 200ºC |
Caneca mágica | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 160-200 segundos | 200ºC |
Caneca de vidro | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 160-200 segundos | 200ºC |
Caneca cônica de cerâmica | Sulfite ou matte | Sublimática | Cônica | 160-200 segundos | 200ºC |
Caneca de chopp | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 160-200 segundos | 200ºC |
Squeeze de alumínio | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica menor² | 180 segundos | 180ºC |
Chinelo de borracha¹ | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 30 segundos | 200ºC |
Xícara de cerâmica | Sulfite ou matte | Sublimática | Cilíndrica | 160-200 segundos | 200ºC |
Azulejo de cerâmica | Sulfite ou matte | Sublimática | Plana | 180 segundos | 180ºC |
Prato de cerâmica | Sulfite ou matte | Sublimática | Para pratos | 120 segundos | 200ºC |
Mouse pad sublimático | Sulfite ou matte | Sublimática | Plana | 20 segundos | 200ºC |
Quebra cabeça sublimático | Sulfite ou matte | Sublimática | Plana | 20 segundos | 200ºC |
Quebra cabeça sublimático | Sulfite ou matte | Sublimática | Plana | 20 segundos | 200ºC |
Camiseta de poliéster – cores claras | Sulfite ou matte | Sublimática | Plana | 20 segundos | 200ºC |
Camiseta de poliéster – cores escuras | Informação não disponível | ||||
Camiseta de algodão, PV ou outros tecidos – cores claras | Transfer claro/light para tecidos de algodão | Pigmentada³ | Plana | 25 segundos | 175ºC |
Camiseta de algodão, PV ou outros tecidos – cores escuras | Transfer escuro/dark para tecidos de algodão | Pigmentada³ | Plana | 25 segundos | 175ºC |
Boné de poliéster – cores claras | Sulfite ou matte | Sublimática | Para bonés | 20 segundos | 200ºC |
Boné de poliéster – cores escuras | Informação não disponível |
Observações
1. O chinelo deve ser adquirido previamente preparado para este processo. Não se pode usar chinelos convencionais. É possível fazer esta preparação (resinagem) por conta própria mas os resultados podem não ser ideais.
2. Alguns squeezes têm diâmetro menor e podem não encaixar na resistência cilíndrica convencional. Neste caso deve-se adquirir a resistência cilíndrica menor.
3. Pode-se usar também tinta corante, mas não é recomendável pois pode desbotar. Observe sempre as recomendações da embalagem do papel de transfer.