Se você tem uma impressora da Epson provavelmente já se deparou com esta situação: a impressora não inicializa, apresentando a mensagem de falha ou erro geral, ou para de funcionar após imprimir algumas poucas folhas, com as luzes de papel e tinta piscando simultaneamente. Se você tem ou já teve esse problema, saiba aqui como resolver.
Quando uma impressora da Epson apresenta o ‘Erro geral’, com uma mensagem de aviso na tela e as luzes de tinta e papel piscando simultaneamente, isso significa que houve algum problema sério, geralmente mecânico. O papel não consegue se mover pela impressora, a cabeça não consegue andar – as explicações podem ser várias, afinal impressoras são equipamentos com muitas peças que podem apresentar defeitos ou desgastes.
Mas há uma coisa simples que você pode verificar e que, se for mesmo o caso, pode fazer com que sua impressora volte a funcionar como nova: o motor do carro de impressão.
Levante a tampa de sua impressora, e logo atrás do carro de impressão você verá uma correia de cor alaranjada. Siga esta correia até o lado esquerdo ou direito e você verá a engrenagem do motor do carro de impressão – o motor em si estará atrás do suporte da impressora. Este motor, assim como qualquer outra peça da impressora, se desgasta com o tempo. E com o desgaste o carro de impressão passa a se mover com mais dificuldade, ou ainda pode gerar ruídos como se duas peças metálicas estivessem se esfregando. Estes sintomas podem ser facilmente confundidos com falta de lubrificação da barra do carro – a peça metálica brilhante logo abaixo da correia. Na verdade esta barra não precisa de lubrificação – basta limpá-la com um pedaço de papel seco, se for o caso.
Mas como eu sei de tudo isso? Bom, aconteceu comigo 😀 O motor se desgastou e o carro de impressão se movia com muita dificuldade, principalmente na inicialização quando o carro precisaria se mover com muita precisão. Ao invés de um movimento suave, eu observava um movimento com “trancos”, mas somente durante a inicialização e não durante a impressão. Isto indicava que o motor estava fazendo um esforço além do normal, e como a impressora possui um sensor para evitar o aquecimento do motor, ela simplesmente parava com a mensagem de erro geral e as duas luzes piscando.
Portanto se você observar um comportamento semelhante em sua impressora, verifique se o motor está esquentando ou se a cabeça está se movendo com dificuldade durante a inicialização. Se for o caso, substitua-o por um novo, esta é uma peça fácil de se achar, e que pode até mesmo ser retirada de outros modelos de impressora compatíveis. Trocá-lo é fácil (dependendo do modelo): basta desparafusar a carcaça e você já verá o motor. Mas fica uma dica: use um ferro de solda. O cabo que conecta o motor é longo e está ligado bem dentro da impressora. Para não ter de desmontá-la inteira para desligar o cabo, basta desfazer a solda do cabo ao motor original e solde o novo motor no lugar.
E lembre-se: não me responsabilizo por danos 😀 Mas principalmente: este é só um dos problemas que podem ocorrer em uma impressora. O problema da sua impressora pode ser outro. Caso não se sinta confortável consertando você mesmo o seu equipamento, procure alguém especializado, e/ou consulte o manual de serviço da impressora.