Boa tarde Denis. Estou tendo problemas na sublimação de fotos em canecas, os tons de preto ficam avermelhados. Será que é algum problema no gerenciamento de cores? Tenho uma Epson T50 sublimática e uso o Photoshop…já tentei em vários perfis de cor, oq ficou melhor foi o sRGB, mas como já disse o preto fica avermelhado. Será que pode me ajudar? Obrigada
Olá Fabíola. Tente começar a arte no modo CMYK (e não converter de RGB pra CMYK). Isso pode ajudar. Se está saindo avermelhado é porque deve ter havido alguma mistura de cores na hora da conversão de RGB para CMYK.
Note também que pode ser difícil transferir o preto chapado para a caneca. Se a caneca não for de boa qualidade ou se a prensa estiver com algum problema a impressão pode ficar com manchas brancas.
Outra coisa a considerar é que o preto puro pode não ficar tão intenso quanto você quer devido a limitações do próprio processo de transfer, que é incapaz de produzir um preto tão intenso quanto, por exemplo, aquele das canecas feitas com serigrafia. Para tentar contornar isso normalmente usamos o chamado preto composto, que é o preto com 20% de ciano ou mais. Ao trabalhar no modo CMYK você poderá escolher suas cores usando esses quatro componentes: ciano, magenta, amarelo (Yellow) e preto (blacK) e assim poderá criar o preto composto. Mas note que neste caso o preto vai, de fato, puxar pro azul ou verde.
Em geral eu procuro evitar artes com fundo preto.
Faça um comentário
Nossa muito obrigada pelas explicações, pois na maioria dos sites que eu achei diz pra trabalhar em RGB…e realmente dá diferença. Sem querer te explorar, é melhor usar o perfil de cores do photoshop ou da impressora? Sempre fico com essa dúvida na hora de imprimir… Eu sou muito perfeccionista com minhas fotos e já notei certas limitações na sublimação…Muito Obrigada
Faça um comentário
Olá, eu tenho o mesmo problema com uma Epson L365. Mas pelo que percebi a tinta preta sublimática possui mesmo um tom avermelhado. Isso fica visível quando vc joga um pouco dela na água ou mesmo no próprio frasco quando já foi usada. Tenho testado formas de compensar isso nos aplicativos que uso (Illustrator/Photoshop) e não tenho conseguido.
Gostaria de saber se isso é característica de todas as tintas pretas sublimáticas ou se estou comprando gato por lebre.
Tenho tido problemas, principalmente, nos tons de cinza que normalmente saem vermelhas. Quando tento tirar o magenta no painel de configuração da própria Epson eu consigo melhorar os tons de cinzas mais claros… mas as mais escuras continuam avermelhadas.
Já vi canecas com imagens em cinza que eram muito boas. OU SEJA… sei que é possivel chegar a um bom resultado. Só ainda não sei como.
Faça um comentário