Boa tarde, no português claro, estou com o projeto de venda de camisas personalizadas, queria saber quais processos eu tenho que aprender. Bom, os primeiro requisito que eu quero investir é na utilização de camisas de algodão, não queria aquelas camisas sinteticas, e também não queria um efeito plastificado e nem que as estampas se desgastassem a ponto de rachar. Me ajudem, não quero ter pressa. Mas preciso de uma ajuda, pois serei “patrocinado” e preciso de ajuda não somente com as camisas, mas com as máquinas e marcas. Grato desde ja
Olá Ricardo.
Pela sua descrição vejo dois caminhos:
- Serigrafia – baixo custo de produção, alto rendimento, porém ideal somente para tiragens maiores (inviável fazer 10 ou menos unidades, acredito). Permite reproduzir efeitos diferenciados mas não reproduz fotos.
- Impressão digital diretamente no tecido – perfeita para personalização de apenas 1 camiseta ou de pequenas tiragens, mas alto custo na aquisição do equipamento. O resultado, porém, é impecável.
Estou inclinado a acreditar que você preferirá a segunda opção, porém vai reclamar do alto custo dos equipamentos – o que na minha opinião é injustificado, visto que tais investimentos se pagam com o tempo se houver um bom planejamento do negócio. Então… se você tem um patrocinador… boa sorte 😀
Faça um comentário
Existe alguma forma de estampar camisas de algodão, sem que haja um desgaste rápido das estampas. Muito obrigado pela rápida resposta.
Faça um comentário
Outra coisa amigo, eu comprando a máquina de print, é necessário também comprar a impressora para o papel transfer né
Faça um comentário
comprando a máquina de print, é necessário também comprar a impressora para o papel transfer né
Não necessariamente,a segunda opção que o Denis citou é a impressão DTG (Direct-To-Garment), nesse tipo de equipamento a impressão ocorre diretamente no tecido de algodão não havendo a necessidade do transfer.
Você disse que tem patrocinador mas você e ele tem conhecimento a respeito do investimento inicial para iniciar o negócio se optar por uma máquina DTG? A Epson SureColor F2000 custa em média R$90.000 reais, no site Mercado Livre eu encontrei uma usada por R$35.000.
https://epson.com.br/Para-empresas/Impressoras/Impressoras-de-Grande-Formato/Impressora-Epson-SureColor-F2000/p/SCF2000WE
Faça um comentário
Ricardo,
Você disse “não queria um efeito plastificado”.
“eu comprando a máquina de print” imagino que esteja se referindo a uma prensa térmica plana.
Ocorre que essas prensas de sublimação, quando usadas para fazer camisetas de algodão, exigem o uso de papel de transfer específico para esse tipo de tecido, que é justamente o que dá o ‘efeito plastificado’. E não há como não haver desgaste da estampa, pois esse transfer é basicamente um adesivo colado ao tecido.
Usando uma analogia, não adianta você falar que quer fazer um churrasco só com picanha, comprar coxão duro porque a picanha tá cara demais e depois vir reclamar no açougue alegando que não tem gosto de picanha e não é tão bom quanto picanha.
Pela sua descrição de como você quer produzir as camisetas, na minha visão é serigrafia ou impressão digital direta, como o Dimitrius demonstrou em um equipamento desse tipo. Em ambos os processos a tinta é aplicada diretamente às fibras do tecido, gerando a máxima durabilidade possível. Mas cada processo tem seus prós e contras, vantagens e limitações, e respectivos custos.
Faça um comentário
Obrigado glr pelas respostas rápidas e claras. Estou guardando cada info que vocês estão me passando. Grato.
Andei lendo um pouco sobre serigrafia. No caso as empresas a qual nos fazemos a encomenda da tela. Fica responsável pela arte.
Faça um comentário