Respondido porL800 imprimindo torto

Olá amigo.
Só pra confirmar, você está me dizendo que a impressão sai desalinhada, mas não sai torta, correto? Digo isso porque se a folha não entrou torto então não tem como a impressão sair torta. O mais comum mesmo é não ficar alinhado frente e verso.
O alinhamento frente e verso é chamado de ‘registro’ na indústria gráfica. É esperado que exista uma variação no registro, então você deve tomar algumas precauções para minimizar os efeitos desse desalinhamento.
A primeira é procurar evitar fazer artes em que o alinhamento tenha de ser 100% preciso, pois isso é realmente impossível. Procure deixar alguma margem de segurança, ou desenhar a arte de modo que ela permita alguma variação mas isso não cause problemas.
A segunda é usar a sangria. Na sangria você imprime o fundo da arte num tamanho maior e depois corta a folha no tamanho final. Por exemplo: se você imprimir um convite numa folha 21 x 29,7cm, você poderia cortar as bordas de modo a deixá-la no tamanho 20 x 28 cm. Essa redução no tamanho faz com que qualquer desalinhamento entre frente e verso desapareça. E como o fundo foi impresso maior do que o corte, a sangria também elimina o desalinhamento entre uma folha e outra, que causa filetes brancos nas bordas.
Esses processos podem fazer com que sua mão de obra aumente, mas são processos padrão na indústria gráfica e eles existem para garantir a qualidade do produto final. Você deverá, portanto, incorporá-los ao seu fluxo de trabalho.
E não, não existem impressoras onde o verso fica 100% alinhado com a frente. Nem mesmo as impressoras profissionais usadas em gráficas conseguem isso. Provavelmente só o Banco Central consegue fazer isso 😀