Boa tarde! Estou trabalhando com transfer em camisetas 100% algodão! Mas pelo que tenho ouvido falar a durabilidade é pequena. Isto se confirma? Outra dúvida é se as camisetas 100% poliéster são, de fato, transparente? E qual a melhor opção para sublimação, com relação à qualidade? Obrigada!
Olá Ana,
O transfer para tecidos de algodão é basicamente composto de um material (o papel de transfer) que adere ao tecido usando o calor. Ele acaba ficando como se fosse um adesivo na camiseta, e por esse motivo a durabilidade é baixa pois esse papel com o tempo, com o manuseio e as lavagens ele pode acabar se soltando ou se desgastando.
Já na camiseta de poliéster o processo é semelhante ao das canecas de cerâmica, por exemplo: é usada uma tinta sublimática, própria para isso, e o calor da prensa faz a tinta exalar vapores, que são então transferidos para o objeto deixando uma impressão permanente. No caso das canecas, elas precisam ser resinadas para receber esta impressão, e no caso das camisetas elas devem ser de poliéster ou outro material compatível pois só eles conseguem receber esta impressão – as camisetas de algodão não recebem.
Existem vários processos para personalizar camisetas que não incluem somente a sublimação. Por exemplo: um bom jeito de imprimir camisetas de algodão é usando impressoras próprias, que embora caras são bem práticas. Existe também a serigrafia, que é muito popular por consegui personalizar qualquer coisa. Não se prenda a um só processo, estude todos e veja qual se adequa melhor ao que você quer oferecer.
Faça um comentário