As impressoras termicas são indicadas para que tipo de impressão? elas desbotam ou possuem a mesma qualidade das de jato de tinta fotográfica?
Olá Luiz,
Com impressora térmica creio que você esteja se referindo a marcas como Hiti, Kodak, Sony e Fuji, pois essas são as fotográficas. As outras impressoras térmicas são exclusivamente para impressão de recibos e notas (essas que você vê em supermercados).
Essas impressoras usam um processo diferente de impressão. Elas são chamadas de térmicas pois utilizam cera ou outro tipo de “tinta seca” armazenada em fitas (ribbons) e usam calor para transferir as cores para o papel fotográfico.
Essas impressoras produzem um resultado que é praticamente idêntico às fotos processadas em um laboratório fotográfico tradicional, mas por outro lado exigem o uso de suprimentos específicos, incluindo o papel, o que faz com que o custo por foto seja um tanto elevado (sem contar o custo de aquisição do equipamento, que pode facilmente chegar a 5-7 mil reais). Ainda assim elas são muito práticas pois produzem impressões de alta qualidade e alta durabilidade e são muito rápidas, por isso são usadas naquelas fotocabines que fazem sucesso em eventos.
Já uma impressora jato de tinta tem um custo por cópia muito mais baixo, porém a durabilidade pode ser um problema dependendo da tinta utilizada, e a impressão não é tão rápida. Por outro lado, uma impressora jato de tinta mais especializada, equipada com seis ou mais cores, produz impressões tão boas quanto este equipamento.
Como você deve ter notado, cada tipo de equipamento tem seus prós e contras, e eles são destinados a públicos bem diferentes. Dependendo do que você pretende fazer, você poderá investir em um ou em outro, ou quem sabe ambos.
Faça um comentário
A impressora térmica é voltada para impressão de etiquetas, códigos de barras, comprovantes bancários em terminais etc. Nesse caso não há suprimentos como toners ou cartuchos de tinta, o papel termocrômico reage ao aquecimento da cabeça de impressão tornando o local de contato preto, esse tipo de impressora não serve para uso em fotos por exemplo, a aplicação dela é restrita a algumas áreas como as que citei.
Já no segmento de jato de tinta doméstico e profissional existem basicamente 2 tecnologias de impressão: Piezo desenvolvida pela Epson e jato de tinta térmico desenvolvido pela Canon, na Piezo existe uma reação de vibração dos cristais piezo quando submetidos a uma corrente elétrica, nas cabeças de jato de tinta térmica são empregados micro resistências aquecendo a tinta e fazendo com que ela seja disparada no ponto exato para formar as imagens e textos.
Faça um comentário
Eu acabei enviando esse tópico porque não tinha visto que o Denis já tinha respondido, quando eu comecei a escrever ele já tinha mandado a resposta mas eu gostaria de dizer algumas coisas.
Eu adquiri uma L800 exclusivamente para fotografias e não para fins profissionais já que trata-se de um hobby, a Epson me oferecia a melhor qualidade de impressão de fotos em um equipamento doméstico fotográfico não profissional. É muito difícil conseguir uma revelação digital com qualidade, máquinas do tipo MiniLab e Dry Lab são interessantes mas na prática muitas vezes vocês perde qualidade no processo de impressão, fora os suprimentos utilizados que em uma parte dos casos não são originais comprometendo a fidelidade de tons e da imagem em si, uma impressora fotográfica profissional jato de tinta demanda investimentos de no mínimo 5.800 na compra do equipamento, os cartuchos são grandes e costumam ter um bom rendimento, eu cito como exemplo a Epson SureColor P800 que utiliza 9 cartuchos de 80ML, você terá 720ML de tinta pigmentada distribuída em várias cores mas o custo de reposição dos cartuchos é elevado, cada um custa em média R$270,00 pesquisando nas lojas virtuais mais baratas, o usuário vai substituindo apenas a cor que faltou mas se formos comprar todos ao mesmo tempo demandaríamos no mínimo R$2.500.
Faça um comentário