Começando do zero

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Laura Gomes perguntou há 8 anos

Boa noite Denis!
Dei uma boa lida no sei site, na verdade estou nele há algumas semanas e foi com base nas duas dicas que venho fazendo minha pesquisa. Planejo abrir uma pequena gráfica para escritores iniciantes que desejam tiragens pequenas de 100 livros, com acabamento profissional, bom papel, etc. Eu gostaria de saber algumas coisas, na verdade.
O nome do papel amarelinho que as escritoras conhecem como couché na verdade, se chama como? e qual é a gramatura ideal nem muito fino nem muito grosso? No caso do papel branco, qual é o mais adequado usar para que a leitura não fique cansativa.
Levando em consideração que este miolo estará sendo impresso em uma Kyocera 4200DN.

Segundo impasse, não consigo decidir com relação a jato de tinta para capas, por causa da gramatura. Não sei qual gramatura é a melhor, mas acredito que uma boa seja resistente e que não amasse tão facilmente, quase dura vamos dizer assim, qual seria a gramatura e o tipo de papel exatamente que eu deveria usar para uma jato de tinta? Estou em duvida entre a Canon e Epson, se puder me indicar uma impressora que se adeque à o que eu falei acima, eu agradeço muito rsrsrs (e se eu puder, um ps- seria legal ser tanque de tinta em vez de cartucho, claro)

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8 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá,
O miolo dos livros normalmente não é impresso em couché pois o brilho costuma atrapalhar a leitura. O papel amarelo a que você se refere deve ter outro nome, procure descobrir nas últimas páginas do livro ou ache uma distribuidora de papéis. Basicamente, qualquer papel fosco e não muito liso deve servir, até mesmo sulfite.
Quanto a gramatura, fica a seu critério e do seu cliente, mas o mínimo para ser usado em uma impressora é 75 gramas.
Quanto a capa, isso vai ser mais complicado já que as capas precisam ser bem grandes, você precisará de no mínimo uma impressora A3. Eu recomendo Epson, sempre, por ser um equipamento bem durável. Agora, você precisará adquirir também uma termolaminadora – fazer capas de livros não laminadas é burrice.

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Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Também esqueci de mencionar que você precisará de meios para dar acabamento nesses livros. Você precisará aprender técnicas de encadernação e/ou adquirir equipamentos para esta finalidade.
Imprimir a capa e o miolo são só metade do trabalho.
A menos que você queira se limitar a livros grampeados, tipo caderno 😀

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Laura Borges respondeu há 8 anos

Oi Denis, tudo bem?
Então, no caso atualmente tenho uma pousada, e ai queria expandir os negócios para outras veias. Eu tenho visto MUITOS videos e tenho uma pequena bala na agulha para começar, visando um investimento de dez mil reais em impressoras, guilhotina, termolaminadora, tudo em A3+. Andei pesquisando muito sobre papel, e acho que o pólen bold 90g é o da moda que as escritoras jovens gostam. Eu já fiz um mini curso de colagem costura e prensa. Veja se estou errada:

Para miolo: KYOCERA FS-4200DN em papel polen bold 90g ou polen soft 80
Para capa: EPSON L1300 PARA A3+

Para laminação: LAMINADORA A3-330C para A3 BOPP.
Vincadeira pensei em começar com a manual da MARTHA STWART, porque acho que a média de trabalho vai ser uns cem livros de 250 paginas por mês. Ainda não sei se vou trabalhar com capa dura. Mas o que voce acha Denis, to indo pelo caminho correto?

Obrigada!!

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Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá,
Sim, você está no caminho certo, parabéns por empreender e ir atrás de novas formas de fazer dinheiro 😀
Não se esqueça de que a guilhotina terá de ser uma grande, daquelas para centenas de folhas.
Quanto a impressora, não conheço a Kyocera mas ela parece apropriada. Agora, você tem de se preocupar é com os consumíveis: toner, cilindro, belt, coletor de resíduos. Não adianta comprar um equipamento top de linha e o custo por página ficar nas alturas porque o toner custa um absurdo e não se acham toners genéricos de boa qualidade.
A propósito: não tente recarregar seus toners por conta própria. É muito difícil e não fica bom. O melhor é sempre comprar cartuchos novos, originais ou genéricos. Por isso a importância de levantar os custos dos consumíveis ANTES de comprar a impressora.
Quanto a vincadeira, esta que indicou é bem artesanal. Procure uma vincadeira manual profissional que valerá muito mais a pena pra você. Se for pra usar esta vincadeira da Martha Stewart, então é melhor nem comprar e fazer o vinco manual usando uma mesa qualquer, uma régua e uma caneta vazia. Acredite, fica bom 😀
Quanto a capa dura, é algo que você poderá oferecer também. Eu já aprendi a fazer capas duras para agendas, para livros não é muito diferente.
Por fim, tenha em mente que com estes equipamentos a sua capacidade de produção será limitada, já que boa parte do trabalho será artesanal. Isso é ideal para pequenas tiragens mas fique de olho na mão de obra, nos prazos e é claro, no retorno que o investimento irá trazer para você.

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Laura Borges respondeu há 8 anos

Denis, muito obrigada pelas dicas! Sim, eu estou colocando todos os centavos e frações de centavos! O legal da epson é que você pode recarregar em casa, e o legal da kyocera é que o toner dela faz 21 mil paginas, e se eu levar em consideração o corte de 35% disso, ainda é lucro, pelo preço do toner. Pensei em recarregar em casa porque meu marido entende bem dessas coisas, mas ainda vejo trabalho mais limpo comprando ele de novo, estou pensando em começar com um estoque de 15 toners e 2 litros pra epson. a kyocera é a melhor que já vi até agora, sendo necessária troca de cilindro apenas depois de cem mil paginas, o que pereceu cerca de 900% mais vantajoso que as outras. Vi os jogos de capa dura e uma duvida, faria ai uma impressão em papel adesivo (qual) e passaria ele para o kit de capa dura right? Sobre a vincadeira, já achei uma que o preço me agradou e é mais profissional.
Agora minha dúvida mais cruel é quanto as micras do BOPP, cara, nao acho! 30 é legal, 20? queria algo bem durável mas que não fique duro tipo plastificação, sabe?

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Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Não tente fazer recarga de toner em casa. Tentei fazer na minha Brother HL4150 e só me ferrei 😀
Recarregar toner é MUITO mais do que só botar pó, limpar, etc. Quando eu encontrei um manual de recarga detalhando passo a passo tudo que tem de ser feito, eu desisti – isso é pra quem pretende mesmo abrir uma loja de recargas. E isso sem contar a possível dificuldade de achar toners compatíveis – a primeira vez que tentei fazer isso o vendedor jurou de pé junto que tinha me vendido o pó correto, mas ele não fundia de jeito nenhum, sujava tudo a impressão, virou uma merda.
Por questões de conveniência e praticidade é que eu recomendei que você buscasse cartuchos genéricos. É uma coisa a menos pra você se preocupar.
Quanto ao cilindro e outras peças, independente da duração ela também precisa entrar nos seus cálculos, afinal quando a durabilidade acabar você precisará comprar outro, ou trocar de impressora.
Quanto ao estoque de material, isso parece bem exagerado. Vá comprando conforme a necessidade, sem pressa. Usar material velho é pior.
Quanto a capa dura, sim, a ideia é imprimir em adesivo e colá-lo em papelão paraná. Eu fiz uns testes aqui em casa e ficou show e bola.
Quanto ao BOPP, tem certeza que está vendo o material certo? Até onde eu sei o BOPP para laminação (atenção a isso, pois existe BOPP para embalagens, que é outra coisa) já é bem fino, e não lembro de ter visto por aí o pessoal oferecendo opções mais finas e mais grossas por exemplo. Nunca nem procurei saber sobre isso por não precisar.

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Laura Borges respondeu há 8 anos

Oi Denis!
Simmm, acredite, tenho toc com economia (quando se tem hotel é até um presente divino) e fizemos todas as contas, centavo por centavo, de absolutamente tudo, até mesmo do desgaste eletrico que as maquinas vão causar rsrsrs
feito tudo isso, comprei tudo. acabei de comprar tudo. ainda to meio com o sentimento de não acredito que fiz isso, mas eu e maridão estamos confiantes rsrsrs já temos algumas editoras pequenas esperando a gente abrir as portas pra mandar pedido (lado positivo de ser escritora). uma coisa que pensei depois, que nem pretendia fazer mas algumas pessoas falaram. BOX DE LIVROS, é papel paraná? ce sabe como funciona isso ou to pedindo demais? rsrs de qualquer maneira, Denis, muito obrigada por todas as dicas, saiba que foi de extrema valia!!

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Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Laura,
Parabéns pelo seu novo negócio! Desejo a vocês muito sucesso nessa sua empreitada!
Eu acredito que este mercado de produção sob demanda – pequenas quantidades – é bem interessante. E seu tal “toc com economia” não está errado, até mesmo os custos com eletricidade precisam entrar na conta 😀
Os próximos passos agora serão buscar a profissionalização do seu negócio, ou seja, buscar coisas na área de gestão. Se puder fazer qualquer tipo de curso voltado para administração, ou mesmo apenas buscar informações, seria ótimo. Porque a partir de agora o negócio não precisa só dar certo, ele deve também ser capaz de gerar lucro pra vocês. E para vocês avaliarem isso, será necessário fazer uma contabilidade – não só por exigência legal, mas pra vocês acompanharem o andamento do negócio e não ficar naquela de trabalhar o mês inteiro mas não saber se o negócio está indo bem ou não.
Tão, ou mais importante, do que saber fazer algo, é saber administrar um negócio. Somente negócios bem administrados vão pra frente.
Com relação aos boxes, eles podem ser feitos, sim, com o papelão paraná do mesmo jeito que a capa dura dos livros, ou podem ser feitos com papéis mais finos como couché 300g. Isso, novamente, vai depender do cliente e do orçamento de que ele dispõe.
No entanto produzir tais boxes vai exigir que você acabe montando um pequeno negócio de produção de embalagens, assim como você montou um pequeno negócio de impressão de livros. Digo isso porque no caso dessas embalagens o formato de impressão e acabamento será bem maior do que A3, então você precisará de impressoras maiores, uma laminadora maior e também uma máquina de corte e vinco grande, além de mandar fazer as facas de corte. E claro, de mão de obra para dar acabamento nesses materiais.
Talvez agora no começo possa ser interessante terceirizar a produção dessas embalagens, e se a coisa decolar, aí sim você monta um departamento de embalagens.
Fico feliz em ver que você está animada com o seu projeto e que minhas dicas foram úteis 😀 Mantenha-me informado 😉

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