Olá,
Sou professora da rede pública estadual na Bahia e comecei com um projeto de criar o jornal da escola. De início, a Direção se comprometeu a pagar os custos de impressão numa gráfica, mas depois a escola não teve verbas e não foi possível viabilizar a impressão. Assim, pretendemos imprimir um jornal numa quantidade menor que a planejada (entre 100 e 200 exemplares) e usar a impressora da própria escola. Porém estou em dúvida a respeito do tipo de papel adequado, bem como a gramatura. Como a gráfica havia recomendado o papel couchê, estava pensando nele, mas vi aqui no site que ele não serve para a impressora comum. Também vi que o papel jornal, por ser muito fino, pode também não ser indicado. O que posso fazer? Qual tipo de papel utilizar? (como não me recordo no momento se a impressora da escola é jato de tinta ou laser, gostaria de sugestões para ambas, se possível). Agradeço desde já.
Atenciosamente,
Deise Luz
Olá deiseluz,
Belo projeto que você tem aí 😀 Parabéns!
E como você mesma deduziu, o papel couché só é apropriado pra uso em gráficas, e elas usam esse papel em grandes volumes por questões de praticidade mesmo.
Mas para imprimir os jornais por conta própria você precisará mesmo ficar no papel sulfite de 75 gramas ou mais (sulfite comum). Papel jornal é fino demais e o mecanismo de tracionamento não consegue lidar com ele – e de qualquer forma a diferença de preço nem é tão grande assim pra compensar.
Se o jornal for mais carregado de fotos e a impressora for jato de tinta, pode ser interessante considerar o sulfite 90 gramas ou talvez até o 120. Eles são um pouco mais caros, mas o resultado será um pouco melhor já que a tinta é absorvida pelo papel e com isso um papel mais grosso não fica tão ‘mole’ após a impressão. Se a impressora for laser, não há tanto problema em usar o sulfite 75 gramas já que o método de impressão é diferente.
Agora, vai aí uma dica pra economizar dinheiro. Se a impressora for laser, provavelmente vocês fazem a recarga do cartucho em alguma loja da cidade. Prefira comprar cartuchos compatíveis pela internet – sai muito mais barato. Aqui na minha cidade por exemplo cobram cerca de R$ 100 por uma recarga de cartucho de impressora laser preto e branco da HP, e o mesmo cartucho online custa cerca de R$ 50 sem frete.
Se tiver mais dúvidas, é só postar 😉
Faça um comentário
Ok, vou usar o papel sulfite então. Muito obrigada pelo retorno, dicas e atenção. Foi muito bom encontrar o seu site, pois eu estava sem saber o que fazer.
Abraços,
Deise
Faça um comentário