Tenho uma pequena grafica e trabalho com convites simples para noivas econômicas, ainda utilizo minhas impressoras epson l355 e l1800 e uma guilhotina menor, que por sinal são ótimas.. Mas estou querendo ampliar a grafica e diversificar meu publico, gostaria de começar com hotstamp e relevo americano,além de investir em uma impressora offset tipo Multilith1850, mas estou na dúvida qto ao investimento e o que consigo fazer com a offset, tipo qual tipo de trabalho e o que preciso para fazer os outros tipos de impressões que citei! me ajude, estou muito confusa.
Olá Lidiane,
Para operar uma offset é necessário produzir chapas de impressão (matrizes) para cada serviço que você vá fazer e para cada uma das cores utilizadas na arte, além é claro de dispor de operadores com experiência e todo o aparato necessário para operar e dar manutenção neste tipo de equipamento. Isso, claro, vai jogar o custo dos convites lá nas alturas.
Avalie se você precisa mesmo deste processo para produzir seus convites. Creio que a impressão digital (como você faz atualmente) ainda é a melhor opção. A impressão offset tradicional é viável para produção de enormes quantidades de materiais idênticos.
Se quiser evoluir algo no seu processo de impressão, procure impressoras digitais voltadas para gráficas rápidas. Normalmente tais impressoras são basicamente impressoras laser coloridas de grande formato e com alta capacidade. A Oki, a Ricoh, a Konica Minolta e a Xerox são exemplos de fabricantes de tais equipamentos, que são inclusive capazes de imprimir A3 como a sua L1800. Mas note que por usar o processo de impressão a laser, o custo por página impressa será maior que numa jato de tinta.
Com relação ao hot stamping e o relevo, você pode implementá-los em materiais impressos em qualquer equipamento (inclusive os seus atuais, claro) pois o hot stamping e o relevo são acabamentos aplicados após a impressão.
Faça um comentário
Essa é minha dúvida, mas como faço para conseguir produzir mais, pegar mais clientes, umas vez q esse tipo de impressora não é tão rápida?
Sobre o relevo americano, eu preciso de uns offset para conseguir fazer não??? Pois a tinta das impressoras comuns já saem secas dá impressora… Consigo produzir com outra? Qual me indicaria para esse processo?
Mas oq seria mais viável, pois investindo em uma máquina para hotstamp precisaria de mais operadores ou o processo d terceirização ainda sim é o mais viável para esses serviços específicos?
Faça um comentário
Olá Lidiane.
É simples: compre mais impressoras 😀 Ou, se optar por uma laser, elas já são rápidas por natureza, porém lembre-se de que o custo por página é mais alto mesmo usando cartuchos genéricos.
Quanto ao relevo americano, não encontrei tantas informações mas parece que o princípio é colocar o pó na área impressa, que estaria levemente molhada, para ele “grudar” na impressão. Daí seria só botar em um forno especial para secar e dar o efeito.
Se este é o princípio, então isto teoricamente poderia ser realizado em qualquer método de impressão exceto laser. Comprar uma offset só para fazer isso me parece muito exagerado. Se por acaso não for possível com impressoras, então você poderia usar a serigrafia, que é um processo bem mais simples de implementar e mais barato – e ainda oferece mais oportunidades, como por exemplo usar tinta branca em papéis escuros, usar tinta metalizada, ou ainda personalizar brindes como chinelos e canecas.
Dê uma pesquisada na serigrafia, eu acho que ela se encaixaria melhor para lhe atender nessas necessidades diferenciadas.
Quanto ao hot stamping eu desconfio que o processo é mais simples e viável, resta apenas estudar os processos e ver como seriam feitas as matrizes pois obviamente que cada cliente teria uma diferente.
Aparentemente o relevo e o hot stamping não são coisas que você precisaria terceirizar, mas é como disse, no fim das contas tudo gira em torno de custos e o preço final de venda. Não adianta você vender barato demais para não valer a pena, e não adianta você montar tudo e oferecer num preço que as pessoas não querem pagar.
Mas antes de investir qualquer valor, faça uma pesquisa de mercado junto aos seus clientes. De nada adianta você implementar isto, recalcular seus custos e no fim acabar não vendendo porque a mão de obra jogou o preço dos convites numa faixa que os seus clientes não desejam pagar.
Faça um comentário
Nossa me ajudou demais..muito obrigada pelo esclarecimento e dicas.
Acredito que já sei no que investir e no que fazer. Isso me retornou a minha ideia inicial.
Vou fazer uma pesquisa de mercado primeiro com o público alvo desses outros tipos de impressão, só para ter certeza antes do investimento.
Vc teria alguma impressora boa a laser A3 especifica para indicar para papeis até 250g ou até 300g?Que use Toners de baixo custo tbm..rsrs
sobre a tinta para bulk ink qual demora mais para secagem a pigmentada ou corante? consigo usar as duas para qualquer tipo de impressão?
Faça um comentário
Olá Lidiane, fico feliz que tenha ajudado. Compreender o seu cliente é sempre muito importante para o sucesso do seu empreendimento.
Quanto a laser, já lhe indiquei umas marcas: Oki, a Ricoh, a Konica Minolta e a Xerox. Quanto aos toners não tenho como comentar mas sempre pesquise todos os consumíveis pro modelo que você gostou, antes de fazer a compra.
O problema é esse negócio do baixo custo… pois como disse, laser sempre terá um custo por página bem maior do que jato de tinta. Há as vantagens da melhor qualidade e maior velocidade, mas ainda sim isso deve ser considerado já que vai fazer parte do preço dos convites.
Quanto a secagem, ambas são instantâneas. Mas recomendo seguir usando corante, pois a pigmentada costuma apresentar problemas em papel fotográfico liso brilhante.
Faça um comentário
Entendi… vou pesquisar as impressoras e os Toners antes da compra.
Sim, se investir na laser vou embutir o custo no valor final, e ver tbm se compensa antes. Estou mesmo precisando rever os meus preços..kkk
Uso muito o papel fotográfico então acredito ser melhor o uso da tinta corante. vou investir em mais impressoras das que já trabalho, pois conseguirei mais impressões ao mesmo tempo e pensar sobre a impressão a laser.
Muito obrigada novamente!!!
Estou cheia de idéias, agora é colocá-las em prática..
Faça um comentário