Estou pensando em adquirir a L375, possuo uma empresa de informática e executo alguns trabalhos de impressão, copia, xerox, é um fluxo bom de serviço, mas nada muito exagerado.
Mas não aguento mais carregar cartuchos, perder cópias por falha no cartucho (tinta, ressecamento, tempo, bolhas de ar), tenho perdido muito papel, acabo ainda aproveitando o lado contrário para fazer orçamentos, boletos e coisas internas. Mas creio estar perdendo tempo (recargas) e dinheiro (desperdício).
Nunca trabalhei com Epson embora com certeza sei que é um bom equipamento. Acabei gostando da 375 que o preço não é ruim e o sistema do bulk ink dela é bem pratico na hora de carregar e tem wifi, além do designer bacana.
A qualidade / custo de impressão dela é bacana pra parte de fotografia? se for penso até em dar uma expandida nos serviços executados.
Também gostaria de saber se ela tem uma velocidade boa na hora da impressão, pois tem horas que por causa do fluxo de clientes acabo usando duas HP que tenho aqui, de qualquer maneira ainda vou manter uma (HP).
A parte de reset dela é tranquilo de fazer? acha o software?
Outra dúvida é em relação a tinta usada nela, eu trabalho com a tinta de uma viajante que tem boa qualidade e tem um custo muito legal, compro frascos de 500ml…
Como funciona essa parte de uso da tinta nela? realmente eu não conheço ninguém que use uma bulk ink dessas. Mas já li em algum lugar que essas epson as vezes pede um código na hora da recarga não aceitando tinta genérica, essa também é assim? isso tem como burlar, contornar?
No geral o que me falaria dela? recomendaria alguma outra? na verdade eu fui nela mesmo mais por não ter que tirar o bulk para encher.
Desde já agradeço, quem puder me ajudar ficaria muito grato.
Grande abraço
Olá Drusian,
As impressoras da HP tendem a ser ligeiramente mais rápidas que as da Epson, mas por outro lado as da Epson são muito mais duráveis a longo prazo – se você usar tintas de qualidade. Dependendo do seu fluxo de clientes pode ser interessante, sim, ter duas impressoras.
Agora, a questão da tinta é importantíssima. Impressoras da Epson usam uma tecnologia diferente de cabeça que faz com que ela seja permanente, mas por outro lado você não pode usar qualquer tinta ou terá problemas. Digo isso porque você citou ‘trabalho com a tinta de um viajante’ e isso já foi algo que me chamou a atenção, até porque TODOS os vendedores de tinta alegam que suas tintas são boas. Tintas de boa qualidade na minha opinião são aquelas que giram em torno de 100 reais o litro se adquiridas na internet.
Não sei com relação aos códigos de recarga, alguns modelos não pedem mais mas não sei no caso específico da L375 pois ainda não tive oportunidade de usá-la.
Com relação a fotos, qualquer impressora jato de tinta hoje é capaz de imprimir fotos com boa qualidade quando você usa papel fotográfico. O resultado é suficiente para produzir materiais como lembrancinhas, calendários, fotos e outras coisas. Então, eu recomendo sim, mas principalmente porque são equipamentos bem duráveis.
Faça um comentário
Eu tenho uma L375 e uma L800, analisando exclusivamente a velocidade a L375 é significativamente mais lenta que uma Canon Maxify MB 5310 que pode-se dizer concorrente, a Canon não tem bulk ink de fábrica mas comporta cartucho preto de até 70 ML, se for utilizar compatíveis encontramos o black com 80ML, é muita usada em outsourcing com bulk externo adaptado, a linha Maxify foi descontinuada mas as novas estão chegando no mercado até o final do ano.
A linha da HP com cabeça fixa e jato de tinta térmico também tem impressoras substancialmente mais rápidas, a velocidade de impressão foi por muitos anos o gargalo da Epson para o mercado doméstico, isso tende a desaparecer com as novas cabeças Precision Core, essa tecnologia está no primeiro momento focada na demanda corporativa mas por sua escalabilidade poderemos ver produtos destinados ao consumidor final agregando velocidade de impressão que ultrapassa e muito a dos equipamentos que temos no portfólio da Epson.
As ecotanks como a L375 trabalham com praticamente todo tipo de tinta, desde corante até sublimática, o usuário pode usar tinta pigmentada em uma L375 embora o fabricante distribua o equipamento com tinta corante, são impressoras mais lentas e para atender um volume maior de trabalho podem impactar na produtividade, o custo de impressão é um dos menores do mercado, mesmo com a tinta original o custo médio da página P&B é de 1 centavo, tintas similares derrubam o valor para um patamar inferior. A L375 quando usada em modo qualidade entrega um resultado excelente, difícil de ser batido pelas concorrentes, no modo de impressão normal a Maxify 5310 e muitos modelos da HP conseguem se equiparar ou superá-la, é um ótimo equipamento mas é preciso lembrar que ela é destinada ao mercado doméstico, tem muitos profissionais autônomos ganhando dinheiro com ela, fazendo trabalhos de lembrancinhas, sublimação etc. O fato dela ser um equipamento dimensionado para o utilizador caseiro já é um indicativo que a palavra produtividade pode não estar atrelada da mesma forma como está em equipamentos que focam no nicho corporativo.
O mercado tem tintas similares de qualidade, eu diria que poucas fabricantes podem garantir segurança em relação ao funcionamento da cabeça sem o transtorno de entupimento, em um mercado paralelo cercado de promessas cada vendedor faz a sua! A tinta original segue um padrão de produção tão rigoroso quanto a fabricação de um medicamento, são produtos elaborados em câmaras limpas com controle de fungos, bactérias e outros contaminantes. Os capilares das cabeças tem uma espessura inferior a um fio de cabelo e poucas fabricantes conseguem atingir o nível necessário de controle de qualidade, quando a cabeça entope e você não consegui reverter com o procedimento de auto limpeza pode ter certeza que a tinta foi a causadora e esse é o problema mais comum de se ver. As embalagens fracionadas com menos de 1L são outro problema, sem o frasco original você tem que confiar no que o vendedor diz, ele pode ter envasado qualquer tinta e utilizar nomes conhecidos como Inktec para alavancar a venda do produto, na única revenda autorizada da Inktec o litro da tinta custa R$85 reais e garante uma autonomia enorme em volume de impressões, no mercado livre tem muita falsificação dessa tinta, é preciso ter cuidado.
A L375 é uma ótima multifuncional, perde em velocidade para as impressoras de custo similar da HP e da Canon mas tem outras vantagens, o reservatório nativo de fábrica proporcionando confiabilidade e baixo custo de impressão, a flexibilidade da cabeça piezelétrico para trabalhar com todo tipo de tinta, a facilidade de abastecimento e o custo acessível de reposição de insumos originais, cada refil pode ser adquirido por 50,00 reais ou menos observando as promoções, é um equipamento muito econômico. No seu caso é necessário pesar as vantagens e desvantagens e a partir disso tomar a melhor decisão baseado no tipo de serviço e demanda que precisa.
Em reposta a sua última pergunta, os resets para os modelos mais novos como a L375 podem ser adquiridos na internet por preços módicos, eu tive dificuldades para achá-lo de graça já que a venda desses softwares se tornou um comércio lucrativo em todo mundo, depois de conseguir uma versão liberada gratuitamente por 3 dias pelo meu fornecedor de tinta eu consegui um reset definitivo sem limite de uso e totalmente desbloqueado.
Faça um comentário
Olá Dimitrius,
Você escreve bem, suas informações são valiosas 😉
Com relação a Canon, eles lançaram recentemente uma linha com bulk ink de fábrica, a Maxx Tinta. Porém eu analisei e esses modelos mais novos, assim como a Maxify e outros, todos usam a tecnologia de cabeça térmica da HP. Ou seja: na minha opinião, não foram feitos pra durar. Vi num vídeo a “cabeça” de uma dessas Maxx Tinta, é realmente de cair o ** da bunda… nada mais é do que aqueles cartuchos descartáveis das HPs menores.
De fato a Epson perde em velocidade (eu tenho duas Epson T50 e uma HP 8610) mas acho que é o preço que pagamos por termos equipamentos de melhor qualidade: a minha T50 mais antiga não pediu arrego, e a HP 8610 já passou por vários consertos – e agora está encostada por danos na cabeça e dificuldade de achar cabeças novas.
Na minha visão a HP tem boas tecnologias e ideias, mas analisando mais a fundo parece que o negócio deles é quase um ‘aluguel de impressoras’: eles dificultam muito a utilização do bulk ink – na caixa de uma mais nova vi a expressão ‘Não compatível com sistemas de tinta contínuos’ (lembrando que usar bulk ink é uma opção legítima do usuário, mesmo que isso anule a garantia) – , os equipamentos em geral não são feitos pra durar e eles seguem sacaneando os usuários, como com o fiasco dos cartuchos expirados que ocorreu recentemente. Isso sem contar a dificuldade de achar certas peças.
Mas claro, os vendedores de impressoras e tintas adoram: essas HPs dão trabalho o tempo todo, eles lucram muito com recargas de cartuchos, trocas de correias, limpezas, trocas de cabeça, e etc. E daí quando as peças “desaparecem” do mercado, empurram uma nova.
Mas pra mim, melhor vender uma impressora cara e que dura muito. A Epson só precisava melhorar em algumas coisas que a HP ainda é boa.
Faça um comentário
Olá Denis, eu tomei conhecimento da linha Maxify através relatos positivos e fui buscar informações complementares com alguns amigos que trabalham em empresas de outsourcing locando equipamentos para empresas que demandam alto volume de cópias. Eu questionei alguns profissionais que trabalham com locações no Rio Grande do Sul e em São Paulo, a demanda por manutenção em HP foi uma resposta unânime para todos, eu tenho um colega em Porto Alegre que mencionou que do parque de impressoras da empresa, várias HP’s série 8000 estão apresentando falhas antes mesmo de atingir 60.000 impressões.
A Canon Maxify utiliza jato de tinta térmica e foi ela quem desenvolveu a tecnologia, a HP de fato conseguiu extrair muito desse sistema lançando modelos que aliam qualidade e velocidade e você está correto quando cita a manutenção, entretanto eu discordo quando você compara demanda de reparos em HP e Canon baseado unicamente na tecnologia de impressão. A Maxify provavelmente é uma das impressoras mais duráveis que a Canon já produziu nessa faixa de preço, empresas grandes como a Mundo Collor que trabalham com outsourcing substituíram a maior parte do seu parque de impressoras HP por Canon, um dos profissionais fala justamente isso em um vídeo postado no youtube exibindo uma Maxify MB 5310 que ultrapassa as 200.000 cópias sem qualquer reparo, esse mesmo profissional da Mundo Collor chama a atenção do público para a demanda prematura de manutenção em HP’s.
https://www.youtube.com/watch?v=mIuyL_gbS_A
A Maxify da Canon utiliza jato de tinta térmica mas isso não significa que apresente a mesma proporção de falhas que a HP, são produtos construídos por fabricantes.
Faça um comentário
Obrigado pelas informações. De fato eu não tenho informações suficientes para afirmar qualquer coisa com relação a demanda de reparos, mas gostei de ler estes relatos de que é um equipamento durável. Vou procurar me informar mais.
Agora, parece que o único disponível no site da Canon no momento é a Maxify IB4010. Alguma coisa sobre ela?
Faça um comentário
A informação que recebi é que a IB4010 foi descontinuada, ela consta no site da Canon mas não é possível comprá-la na loja oficial. A Canon tem uma tradição muito forte na construção de impressoras fotográficas profissionais, no Brasil muitas vezes é tratada como segunda opção pela campanha de agressiva de marketing da HP
A Canon é a fabricante mais prestigiada na premiação da Technical Image Press Association, temos aí o prêmio mais importante da fotografia mundial. No Tipa Awards 2016 a Canon levou o prêmio de melhor impressora fotográfica do mundo com a Image PROGRAF PRO-1000 ( Best Photo Printer 2016), uma impressora de alto nível chegando a custar R$8.000 reais no mercado nacional.
Em 2015 a Epson ganhou o oscar mundial da fotografia quando a SureColor P600 foi reconhecida como a melhor impressora fotográfica profissional do ano passado, nesse nicho provavelmente a HP é fabricante com menor tradição.
Faça um comentário
Poxa, muito grato por todas informações. Fiquei feliz em ler os relatos acima sobre ela e a qualidade, realmente acho que vou fechar uma L375, os trabalhos por aqui geralmente são impressões de boletos, alguns trabalhos pequenos de pesquisa, cópias de documentos, o volume não é enorme, mas tem, tem todo dia.Como disse o meu maior problema com HP é ficar carregando cartucho, mesmo usando maiores, enfim, perco bastante material com elas.Eu posso usar as tintas originais visto que não sabia que o custo era tão baixo, prefiro pagar um pouco a mais para ter a segurança e tranquilidade de usar o equipamento por mais tempo.O melhor preço que consegue dela foi 810 Reais, creio que é um custo bom. Sobre as tintas, vocês conhecem algum lugar onde posso encontrar original com garantia de procedência por um preço bacana?Vira e mexe eu faço uns resets aqui para o pessoal, a empresa é de assistência, é que essa particularmente ainda não tive acesso.Agradeço as informações, muito obrigado!
Faça um comentário
Olá Drussian, a Fares Print comercializa o refil original 70ML nas cores amarelo, ciano e magenta por apenas R$ 39,00 cada. O refil de referência 664 é compatível com todas as impressoras da série L Ecotank.
http://www.faresprint.com/ecommerce_site/produto_15869_8058_Refil-Original-p-Epson-Color-L200-L210-L355-L555-L365-L375-Valor-unit-das-coloridas
Observe que eles não comercializam o refil preto original, ele é o que mais usamos no dia à dia mas você poderá comprá-lo na MegaMamute por R$53,89.
http://www.megamamute.com.br/refil-de-tinta-preto-t664120-epson/p
Cuidado com o MercadoLivre, tem vendedores sacanas comercializando tintas em frascos maiores e dizendo que compram da Epson em galões, isso é mentira! A Epson não comercializa tinta original em outra embalagem que não seja a de 70ML, não existe tinta original Epson em frascos de 100ML ou maiores.
Eu tenho o reset de praticamente todas as impressoras Epson com tanque de tinta e isso inclui a L375, se você quiser pode deixar o seu email que eu lhe envio.
Faça um comentário
Drusian,
Eu pretendo criar uma seção de downloads com os resets, totalmente grátis. Se quiser colaborar com os arquivos, mande pro meu e-mail: falecom@tudosobreimpressao.com.br.
Faça um comentário
Claro que sim…
Vou ver o que tenho por aqui e disponibilizo.
Abraços e obrigado novamente.
Faça um comentário