Epson t50 ou R280

anderson_moreira perguntou há 11 anos

Olá Denis, Tudo bem?

Parabéns pelo site.

Bom a minha pergunta é estou querendo começar a trabalhar com sublimação em canetas e crachas de PVC , qual impressora vc me indicaria, qual tinta usar e o tipo de papel para essas processos?

Me tire uma dúvida tbm eu vi um video no YouTube que o rapaz imprimiu dois crachas direto na epson t50 sem usar prensa termica, qual o tipo de tinta que possivelmente usou e se serve para sublimação tbm?

Desde já muito obrigado.

Anderson Moreira

 

Faça um comentário

5 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 11 anos

Olá Anderson.

Na sublimação de canetas há uma grande ressalva: você só pode fazer canetas de certos tipos, caso contrário elas derreterão na prensa. E obviamente a caneta deve ser branca, pois se for de outra cor… a impressora não tem tinta branca. A sublimação de materiais plásticos só pode ser feita com impressoras a laser coloridas, mas aparentemente só alguns poucos modelos podem ser usados. Recomendo que procure alguém que esteja vendendo o sistema de sublimação para canetas pois eles podem lhe orientar sobre o processo e os equipamentos necessários. Devo lembra-lo que as canetas geralmente são feitas através de outro processo, a serigrafia, pois ela permite uma flexibilidade muito maior de materiais e custos mais baixos para grandes quantidades.

Quanto aos crachás de PVC, acho que já ouvi falar de sublimação nesse material desde que você use PVC próprio para isso, porém acredito que a melhor opção para fazer crachás seja investir em uma impressora própria. Ela é um pouco cara (4 mil reais ou mais) e só serve pra fazer crachás, mas ela usa PVC comum e é muito rápida. Os custos de impressão também são muito baixos, portanto isso te permitirá ganhar muito mais dinheiro mais rapidamente.

O esquema de impressão de crachás direto na T50 que você viu eu já experimentei. Aquele material é na verdade um PVC com uma camada compatível com a tinta a base de água das impressoras, por isso ele pode ser impresso diretamente. Porém nos testes que eu fiz a qualidade de impressão ficou muito abaixo do esperado – o material risca com muita facilidade mesmo antes de você imprimir, as bordas do cartão ficaram meio borradas de um jeito esquisito e algumas cores aparentemente ficaram com um efeito meio que “craquelado”. Eu realmente não gostei e não recomendo.

Por outro lado existe outro material que pode lhe servir: é um material tamanho A4 composto de três partes: o miolo branco, rígido, e duas partes transparentes que você pode imprimir em qualquer impressora jato de tinta. Depois é só unir tudo usando uma plastificadora comum, e cortar com estilete ou faca de corte e vinco, ou ainda uma máquina própria. Esse material é chamado de PVC para jato de tinta e a qualidade nele fica excelente, com custo baixo, porém a mão de obra é elevada (imprimir, plastificar, cortar…).

Faça um comentário

anderson_moreira respondeu há 11 anos

Olá Denis,

Cara sem palavras pelas dicas e digo que vou mudar alguns coisas que tinha em mente depois disso.

Então vou comprar uma HP cp1025 laser colorida para usar no papel transfer próprio para Imp. laser. O que acha? já entrei em contato com o vendedor ele me disse que compatível com essa HP que vou comprar para estampar caneta com a minha prensa térmica de caneta.

Quanto aos Crachás eu já tinha visto as impressoras especiais só para crachás mas agora fica inviável a compra de uma dessa eu vi tbm essa que usa papel transfer com um miolo de pvc e passa na laminadora.

Mas para gastar esse dinheiro com essas eu preferiria comprar uma máquina de Tampografia, mas isso para um futuro proximo 🙂

Desde já muito obrigado pela ajuda.

Sucesso!!!

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 11 anos

Olha Anderson, se você quer mesmo fazer canetas de sublimação usando laser eu não recomendo comprar nenhum equipamento antes de falar com quem vai lhe vender a prensa e/ou quem pode lhe fornecer mais informações sobre o processo. Como disse antes, só alguns tipos de impressora podem ser usados, e acho que HP não é uma delas. Lembre-se de que o interesse de um vendedor é vender, você que se f*@(*!!! sozinho depois se nada der certo 😉

Além disso, avalie se você quer mesmo fazer esse tipo de trabalho pois como também disse antes, só alguns poucos tipos de canetas podem ser feitos pois o plástico da caneta precisa ser resistente ao calor da prensa.

Se a sua grana está mesmo curta, então procure se informar muito bem antes de gastar qualquer coisa.

Faça um comentário

anderson_moreira respondeu há 11 anos

Olá Denis, blz?

Entendi, vou ver isso melhor antes de tomar uma decição.

Mas o que vc acha máquina tampografica?

Abços

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 11 anos

Infelizmente não conheço nada sobre tampografia.

Faça um comentário