Olá Denis,
Primeiro gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa de criar esse site visando a compartilhar seu conhecimento sob impressão, bem como torná-lo em um ponto de suporte para todos aqueles que se interessam sobre o assunto. Estou escrevendo, contudo, para tirar dúvidas sobre tintas.
Possuo uma impressora Epson Stylus TX125 e estou para instalar um sistema alternativo à utilização dos cartuchos originais. Pesquisando percebi que o sistema de cartuchos recarregáveis é mais adequado que o sistema bulk ink para meu uso, já que possuo um volume de impressão pequeno.
Também pesquisando acabei por ter algumas dúvidas acerca de que tipo de tinta devo comprar para alimentar a impressora. Lendo seu site, descobre-se que existem 4 tipos de tintas: corante, pigmentada, sublimática e uma tal de UltraCrome (termo comercial utilizado pela Epson) que seria um tipo especial de tinta pigmentada
que também agrega características da corante. Acerca da tinta original utilizada por minha impressora descobri que é uma tal de DURAbrite, que ao final descobri que também é um tipo de tinta pigmentada.
Apresentada essas considerações, gostaria de saber que tipo de tinta devo utilizar.
Em seu site temos que as tintas corantes são as tintas mais comuns, “e geralmente a mais barata. A tinta corante é feita a base de água, e a impressão não é resistente a água nem ao sol, (…). A tinta corante, por outro lado, oferece a melhor qualidade de impressão especialmente em papéis fotográficos, apresentando excelente brilho e contraste”. Já a tinta pigmentada “é uma tinta feita com pigmentos sólidos suspensos em um veículo (líquido) apropriado. Este tipo de tinta não mancha com água nem desbota com o sol (em qualquer papel, inclusive sulfite) no entanto é mais cara e pode não oferecer a mesma qualidade e vivacidade da tinta corante“. Também li aqui que as tintas pigmentadas também podem causar com mais facilidade o entupimento das cabeças de impressão.
Estava tendente a utilizar tinta corante, contudo fiquei receoso em carregar os cartuchos com esse tipo de tinta, sendo que minhas cabeças de impressão já estariam com tinta pigmentada dentro delas, uma vez que até agora utilizei apenas os cartuchos DURAbrite da Epson. Fico com receio de que a mistura de tipos de tintas distintos na cabeça de impressão possa causar algum dano à impressora.
Será que você poderia aconselhar melhor e dirimir essa minha dúvida?
Agradeço antecipadamente a atenção e parabéns novamente pela iniciativa.
Cordialmente
Emerson Furtado
Faça um comentário
Continua essa desinformação sobre tintas, alegando-se que a corante é melhor para fotos. Balela. É bem pior, não dura dois anos.
Imprimo capas de CD em papel fotográfico, e as que imprimi com uma C92, tinta pigmentada (durabrite) estão perfeitas após 17 anos. Já outras, impressas com tinta original da Epson para L800, corante, em um ano começaram a desbotar e com dois anos estão completamente destruídas.
tinta corante não presta para fotos duradouras, só para coisas ocasionais, fica bonito por no máximo dois anos, depois está tudo perdido.
Tinta pigmentada que não seca no papel fotográfico é por ser de péssima qualidade, e a esmagadora maioria é desse “padrão” A Epson C92 é uma impressora bem lenta, porém o resultado da impressão é ótimo e talvez até por imprimir devagar o papel fotográfico já saia seco.
Praticamente todos os sites que falam sobre tintas vem com a mesma lenga lenga de que tinta corante é ideal para fotos, copiam artigos de outros, até os erros gramaticais são copiados, e não se dão ao trabalho de avaliar seriamente o efeito do tempo.
Todas as tintas corantes, sem exceção, inclusive as originais da Epson, HP entre outras, desbotam após um tempo curto demais, em se tatando de fotos.
Agora é tudo fabricado na china, daí essa brutal queda de qualidade. Só tem aparência, e essa ainda é breve.
Faça um comentário