Saudações, pessoal.
Moro numa cidade bem pequena onde só existe gráfica a 60km daqui em outra cidade. Tenho amigos imprimindo adesivos para produtos de prateleira. Nessas gráficas eles imprimem em solvente vinil 4 cores, que ficam bastate granulados. Para atender esse segmento, pude comprar uma epson 1410 (A3) e uma mini plotter A3. Essa impressora é 6 cores e a impressão é visualmente bem melhor do que as da gráfica que citei acima. Sei que tenho o problema de ser tinta corante, e esse é meu dilema. Preciso minimizar o problema com desbotamento, secagem e borrões que são problemas enfrentados pela impressão inkjet. Vi que para isso preciso escolher uma boa tinta e um bom papel. Pesquisando custo x benefício, escolhi pelas tintas sensient a serem compradas ou na FVink, ou no Grupo Smart ou na Bulkinkstore(bem mais barata). Sabem algo sobre essas lojas, se todas trabalham com tinta original?
O papel é minha maior dúvida. Preciso do glossy adesivo A3. Que detalhes técnicos devo saber sobre papel? porosidade? absorção? PH? Cola adesiva? Que marca indicam para trabalhar bem com a tinta sensient? Menos específico, que marca para trabalhar com tinta solvente? Quais a melhores encontradas no Brasil e qual a melhor custo-benefício?
Ouvi dizer que aquecer o papel antes de imprimir ajuda a absorver melhor a tinta. É verdade? Como aquecer o papel?
Creio que nesse caso para atender bem devo considerar o tempo de secagem, a impermeabilidade e a qualidade. O que mais?
Abrigado a todos.
Olá dankars.
É possível produzir adesivos usando uma impressora jato de tinta e uma mini plotter. Mas como estes adesivos serão usados em produtos que serão comercializados, a durabilidade do material será de extrema importância.
O adesivo glossy na minha opinião não é apropriado para esta finalidade. A cola usada em todos os adesivos que vi até o momento tende a ser fraca – ele fica ótimo logo depois de aplicado, mas pode se soltar depois de algumas semanas. Produtos comerciais precisam durar alguns meses na prateleira, então isso já desclassificaria o glossy como opção.
Outro problema é a aderência às superfícies. Já vi gente tendo dificuldade em aplicar o glossy em simples tubos de ensaio – aqueles usados em brindes de festas. Também já vi gente tendo problemas para aplicar em alguns tipos de vidros e plásticos.
O adesivo vinílico usado nesta gráfica é o tipo de adesivo mais apropriado para isso pois a cola dele é bem mais forte. Ele consegue aderir muito mais a vidro e outras superfícies. O problema é que ele realmente só pode ser impresso com tinta a base de solvente. Não há como imprimir este adesivo numa impressora como a sua, nem mesmo mudando o tipo de tinta. Além do mais existem pessoas vendendo um tal de ‘adesivo vinil para jato de tinta’ que de vinil só tem mesmo o nome, não é o mesmo tipo de material e não tem as mesmas características.
Para imprimir o glossy adesivo você deve usar tinta corante. As tintas da Sensient são boas, mas eu uso da Inktec. O problema é que a tinta corante desbota com o sol. E a tinta que não desbota é a pigmentada, só que nenhuma marca de pigmentada funciona com o papel glossy. Ou seja: ferrou 😀
Acredito que a sua melhor opção para fazer adesivos para produtos comerciais seja investir em uma impressora com tinta a base de solvente. A Roland possui um equipamento pequeno, de mesa, capaz de imprimir e recortar adesivos vinílicos e desenvolvido especificamente para este mercado de rótulos. Não é muito barato, mas tenho certeza de que é um investimento que terá retorno pra você, já que você poderá produzir adesivos de altíssima qualidade e com excelente durabilidade, coisa que muito dificilmente alguém na sua região conseguirá imitar a menos que compre um equipamento igual.
Portanto, se você quiser produzir adesivos com os equipamentos que você já tem, fique a vontade. Eu tenho equipamentos semelhantes e faço isso, mas somente como materiais para festa, que são descartáveis. Tenha em mente de que isto não é nem um pouco apropriado para uso em produtos que serão comercializados em prateleiras.
E sobre aquecer o adesivo, isso não faz o menor sentido.
Faça um comentário
Caro Denis,
Em primeiro agradeço pela dedicação de sua resposta. Já me comuniquei com vc por e-mail em outros tempos e vc sempre atencioso em suas respostas.
Que elefante branco que tenho em mãos agora heim? Já comprei os equipamentos citados e agora terei que repensar os investimentos. Obrigado pelo conselho. Não tenho no momento como investir na Roland portanto precisarei encontar outro caminho de como usar o que tenho pelo menos para recuperar o investimento de R$4.000,00. Mas pensando mais na frente, qual o modelo da impressora Roland que vc citou? É a VersaSTUDIO BN-20? Ela trabalha com Bulk e tintas genéricas?
Dos papeis glossy que já usou, qual o mais aderente em sua opinião? Que outra opção de papel inkjet (não-glossy) posso usar que tenha uma aderência melhor? Onde vc indica comprar as tintas da inktec?
Mais uma vez, muito obrigado.
Faça um comentário
Boa noite. Eu estive lendo este artigo e estive procurando na Internet, que tem uma empresa que converte impressoras Epson para trabalhar com tinta solvente. Um dos felizardos a ter um equipamento deste adaptado, disse que a cabeça de impressão suporta receber este tipo de tinta porém, tem que se fazer uma troca de peças e adquirir um bulk-ink mais resistente. A mesma fica em Carapicuíba, São Paulo.
porém, estive pensando porém não sei se ficaria legal, seria a utilização de um contact, para proteger esta impressão, principalmente caso se faça Etiqueta para Endereçamento e o Carteiro, na chuva, vá entregar a carta e a tinta da Etiqueta se manche, prejudicando a entrega.
Será que fazer um acabamento com Contact ou mesmo adquirir uma Epson e colocar um Bulk que suporte a Tinta Eco Solvente dá certo? Alguém daqui já fez e teve esta experiência para a impressão em adesivos?
Grato
Faça um comentário
Boa noite. Eu estive vendo na Internet que tem algumas impressoras Epson, adaptadas, que já trabalham com tinta solvente. Gostaria de saber se alguém já usou? Caso sim, conte-nos sua experiência pois em breve, estou pensando em adquirir uma.
Grato.
Faça um comentário