Olá, tenho uma máquina da compac print, mas quando, uma impressora L220, com tinta sublimática. Ao estampar na caneca, a impressão sai avermelhada. Por que isso acontece? Vi uma pergunta de outra pessoa em que você pede para imprimir as cores primárias e estampar em uma caneca. Apenas imprimir as cores primárias. E na impressão as cores não saem como deveriam. Somente o amarelo sai amarelo! O preto sai como se fosse marrom, o ciano uma cor muito clara, mas é o magenta que sai muito diferente, tá mais para vermelho. Por favor me ajude a resolver esse problema.
Olá.
No driver da impressora existe uma função chamada TESTE DE JATOS ou NOZZLE CHECK. Faça este teste em uma folha de sulfite e depois poste a foto aqui no site ou mande link pra foto pra eu avaliar.
A diferença nas cores que você apontou pode ser causada por outro motivo, o teste de jatos vai informar se as quatro cores estão saindo como deveriam e se existe alguma parte entupida.
Faça um comentário
Na impressão da imagem no papel sublimático não fica ruim, mas é quando passo para a caneca, que a imagem fica avermelhada.
Faça um comentário
Sua impressora está com os jatos corretos e as cores certas, então o problema não é relacionado a tinta ou a impressora.
Estou mandando uma arte pra você fazer um outro teste.
Faça um comentário
Ok Wesley, obrigado. Analisei as imagens e a conclusão é a seguinte: a impressora parece estar OK, sem falhas nos jatos. O magenta parece estar saindo bem avermelhado, isso não pode. O magenta deve ser um rosa, e não vermelho.
Acredito que a sua tinta de sublimação esteja puxando muito para o vermelho, e isso pode estar sendo exacerbado pelo programa que você usa para fazer as artes.
Ocorre o seguinte: é muito difícil, senão impossível, fazer com que as tonalidades de cor correspondam 100% ao que se vê na tela (como você indicou no rosa na primeira foto). Isso ocorre porque estamos usando tintas diferentes, e também o próprio processo da sublimação que pode introduzir variações de cor.
Uma das soluções para isso é tentar minimizar o problema usando os ajustes de cor disponíveis no driver da Epson. Para reduzir o avermelhado, você pode diminuir os níveis de magenta, e/ou aumentar os níveis de ciano. Você deve fazer várias impressões e várias sublimações de teste até achar uma configuração que funcione melhor para você.
Por exemplo: há algum tempo eu usava uma certa tinta corante que puxava mais pro verde. Então pra eu obter uma cor mais próxima do correto eu tinha de ajustar para +10 no magenta e +15 ou +20 no amarelo. Então recentemente mudei de fornecedor e aquela configuração já não valia mais, eu tive de achar outra.
E a outra solução, claro, é trocar de fornecedor de tintas. Pode ser que você encontre outras tintas que te dêem melhores resultados.
Agora, note que estes ajustes de cor irão afetar toda a imagem, então isso vai mudar todas as cores da arte. O negócio é achar algo bem balanceado, que não fique tão ruim. Note também que existem limites nestas opções de cor e por isso em alguns casos pode ser necessário modificar a arte em si, talvez até de modo irreconhecível: uma vez para atingir um marrom chocolate em um adesivo, por exemplo, eu tive de mudar a cor do objeto para um marrom bem esverdeado, e eu consegui chegar nisso através de tentativa e erro.
Faça novos testes e se tiver mais dúvidas continue postando 😉
Faça um comentário