Fotolito com jato de tinta

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasFotolito com jato de tinta
Junior Nogueira perguntou há 8 anos

Faça um comentário

5 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Nope.

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

O mercado tem modelos de fotolitos com tratamento específico para a utilização em impressoras jato de tinta, no próprio Mercado Livre é possível achar uma variedade de opções em que o material recebe uma resina para que ocorra a aderência com a tinta, normalmente se utiliza Epson com a tinta corante mas existe tinta específica, em alguns sites eu já visualizei anúncios.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Gostaria de ver isso sendo usado com sucesso para revelar telas de serigrafia ou chapas de offset.
O motivo de não funcionar (ou não funcionar tão bem) é simplesmente o fato de que a tinta não é opaca o bastante para segurar a luz (no caso da revelação de uma tela de serigrafia). Ou seja: não basta imprimir o fotolito, ele deve ser capaz de produzir bons resultados na revelação.
E isso pode ser resolvido simplesmente comprando qualquer impressora laser preto e branco de escritório. Basta usar um toner decente. Então, pra quê esquentar com gambiarras pra fazer fotolitos em jato de tinta? 😀
Claro que isso que estou citando aqui é para uma estrutura beeeeem pequena, ou uma oficina de serigrafia. Uma gráfica maior deverá optar por CTP ou outros processos que ofereçam muito mais qualidade.

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

“O motivo de não funcionar (ou não funcionar tão bem) é simplesmente o fato de que a tinta não é opaca o bastante para segurar a luz”
 
O mercado já tem tintas específicas para contornar esse tipo de intercorrência há algum tempo ou eu estou enganado? Eu já vi tintas na Valejet e outras lojas especializadas, produtos compatíveis com impressoras baseadas em piezo elétrico. Eu não diria que seja necessário gambiarra de qualquer natureza.
 
http://www.valejet.com/tinta-para-fotolito-acetato-papel-vegetal-laser-filme-matriz-digital-black-crie-sempre-1-litro/p?idsku=6977&gclid=Cj0KEQjw8tbHBRC6rLS024qYjtEBEiQA7wIDeVwqsXcyyjqEEZHfOmCF67SkmtS7coqdDE09ymqDsXMaAira8P8HAQ
 
Eu vi alguns trabalhos da Silkmafia e me pareceram de boa qualidade, na página deles até foi comentado alguns problemas com a impressão em equipamentos a laser e seguramente existem alguns vídeos espalhados por aí, você já acompanhou?
 
 
 
 

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Faz muito, muito tempo que trabalhei produzindo fotolitos para serigrafia, e não acompanhei as novidades desde então.
Ainda assim, não me parece tão boa ideia usar essa tinta. Quer dizer, porquê ter todo esse trabalho e uma produtividade de 1 ou meia página por minuto em jato de tinta se é possível produzir no mínimo 16 páginas por minuto em laser, e ainda ter menos dor de cabeça com manutenção do equipamento?
Com relação a esse pessoal alegando que teve problemas, aposto que usaram toner de baixa qualidade, desses que fica bom no sulfite e somente pra imprimir texto. As próprias lojas de recarga aqui da cidade já avisam que se for pra usar pra fazer fotolitos o produto deles não serve. Se usarem um toner de excelente qualidade (ou mesmo o original) acho muito difícil que tivessem tido qualquer problema.

Faça um comentário