Olá a todos, boa tarde!
Obrigado por compartilharem conhecimento!!!
Gostaria de produzir na Epson L1800 alguns adesivos em A3, algo que ficasse exposto em um comercio, então a dúvida: Adesivo vinil para jato de tinta ou papel fotográfico com adesivo? Ambos teriam que ser fosco para não existir reflexo. O que indicam? A qualidade fica boa? Por favor, aceito sugestões. No momento não tenho condições de comprar uma Plotter ou UV, e ainda assim tenho minha dúvidas quanto ao resultado, será que a qualidade é tão diferente? Posso usar verniz após imprimir para proteger a imagem? E por ultimo, seria melhor comprar uma EPSON L1300 para sublimar essas placas?
Qual das opções terei melhor “qualidade”?
Desculpem a ignorância, estou buscando conhecer muitas coisas para evitar muitos custos…
Muito obrigado.
Olá Fabiano,
Não existem adesivos vinílicos para impressoras jato de tinta que utilizam tinta a base de água (corante, pigmentada). Se você viu isso por aí, não é adesivo vinílico de verdade, é algum outro material.
Mas mesmo que tal adesivo existisse, a impressão desses equipamentos não é apropriada para uso externo.
Se você pretende fazer adesivos para vitrines e comércio em geral, vale mais a pena investir em uma pequena plotter de recorte, que você pode usar para cortar letras e desenhos simples em adesivos de vinil ou materiais equivalentes como o Contact por exemplo.
Ou, se precisar de desenhos coloridos ou fotos, é interessante terceirizar a impressão em empresas de comunicação visual, que geralmente também fazem banners e outros materiais em grandes formatos. Essas empresas geralmente fazem um bom preço para revendedores, você pode conseguir um bom lucro vendendo estes materiais sem precisar investir nesses equipamentos.
E você não precisa dizer quem é o seu fornecedor, basta vender como se fosse seu 😀
Faça um comentário
Olá, Denis! Muito obrigado!!!
Sim, ai que está o problema, eu teria que passar a arte a terceiros. Dá um trabalho imenso criar e entregar assim… Sei que existem profissionais, mas como quero algo simples, até A3.
Tenho lido muito sobre sublimação e até fiz algumas aulas online, mas o custo é mais elevado, Prensa para A3, impressora e tal, mas o resultado é bom. Também posso estar enganado novamente, me corrija, mas é possível sublimar em Vinil para sublimação, certo? So terei que mudar da Epson L1800 para a L1300 que é mais indicada para esse tipo de trabalho…
Obrigado
Faça um comentário
Fabiano,
Passar a arte para terceiros não chega a ser um problema. Boa parte dos produtos que eu vendo é feito dessa forma. Você só terá problemas com um fornecedor desorganizado, que atrasa entregas, etc.
É uma ótima forma de trabalhar e que beneficia a ambos: você tem acesso a equipamentos que não poderia ter de outra forma, e o fornecedor recebe trabalhos sem se preocupar em sair pra vender, e ambos ganham. Hoje mesmo já despachei um pedido: alguns adesivos em vinil, e umas plaquinhas em PVC. Amanhã ou depois de amanhã devo ir lá buscar o material pronto.
Quanto à sua pergunta, é possível sublimar vinil mas assim como com qualquer produto de sublimação, ele deve ser próprio para este processo, portanto não será vinil comum.
A L1800 poderia ser usada para sublimação, porém você precisará trocar a tinta (e não poderá ficar alternando as tintas toda hora) e precisará achar as tintas light para sublimação.
Eu ainda acho que a terceirização é a melhor opção pra você, mas… a decisão é sua.
Ah, e uma coisa boa sobre trabalhar com fornecedores: você não esquenta a cabeça com equipamentos dando pau.
Faça um comentário
Sim, Denis, voce tem razão, pode ser um bom negocio! Eu vou pesquisar bastante um empresa que não atrase, eu descartei esta possibilidade por haver preços altíssimos por aqui em Niterói RJ, vou pesquisar com mais esperanças. Quanto à sublimação na Epson L1800 muitos preferem a L1300, eu estava certo que seria a melhor opção, por isso ainda não comprei, cheguei a imprimir o boleto na E-facil que estava 2.850k
Dizem que pela L1800 ter um 1.5 picolitros cabeça de impressão, não é apropriada. Já a L1300 possui 3.0. Mas eu ainda assim preferiria a L1800. Conhece alguém use a L1800 para sublimação e que esteja feliz?
Obrigado!
Faça um comentário
Pesquise fornecedores e encontre um bom preço, pra você também botar um lucro e ganhar o seu, claro. Se for o caso, compre pela internet. Muitos clientes não ligam de um prazo de entrega um pouco maior (os que eu compro pela internet eu dou prazo de 5 dias para entrega).
Com relação a sublimação, não é que muitos prefiram a L1300, é que impressoras de 4 cores (como a L1300, e ao contrário da L1800) são mais fáceis de trabalhar com sublimação pois é mais difícil ou impossível achar as cores ciano light e magenta light para sublimação.
Você poderia usar qualquer impressora da Epson, as cabeças são todas muito parecidas mas isso não influencia na sublimação, é só a questão das cores.
Faça um comentário
Entendido! Achei que fosse alguma limitação da cabeça de impressão. Achei uma loja que vende o Ciano Ligh e o Magenta e muitos elogios, mas tenho lá minhas dúvidas, será que para sublimação a Epson L1300 é tão inferior ? Compensa pegar a L1800 para sublimação?
Obrigado, Denis.
Faça um comentário
Se você achou a light, vai fundo.
Não é inferior, é só mesmo a questão de achar as cores light. Como é mais fácil achar tinta sublimática somente nas quatro cores, a maioria acaba usando impressoras de 4 cores.
Faça um comentário
Beleza, você sabe informar para placa sem reflexo, em qual material fica melhor? PVC ou vinil? Penso em prender sobre o mdf ou alguma outra superfície dura e que não dobre.
Faça um comentário
Desculpa, escrevi no trânsito e cortei parte do texto.
Um conhecido havia me pedido algumas montagens para oficina e outro para uma Shop Barber, informei-os que faço a personalização, mas minha impressora não imprimia em A3, tamanho desejado por eles, daí a idéia de imprimir esses desenhos personalizados. Então estou buscando onde é mais apropriado para imprimir: vinil ou PVC. Informei a eles que na Mercado Livre existem varios vendedores desses materiais a preços ótimos… eles não decidiram ainda, mas quero investir nessa aréa;;
Faça um comentário
Então você está se referindo a placas de PVC.
Existem fornecedores que usam equipamentos de grande formato para imprimir diretamente nessas placas, mas eu acredito que na maioria dos casos a personalização é feita com um adesivo vinílico ao invés de imprimir diretamente nela.
Dois dos meus fornecedores fazem isso: um imprime direto no PVC, mas somente em chapas bem finas. Outro imprime em chapas mais grossas mas usando adesivo. Os resultados em ambos os casos são bons.
Você poderia fazer isso de personalizar com adesivos usando a sua L1800, mas o problema é que a tinta a base de água usada nela não é apropriada para produzir materiais de uso externo. A questão está na tinta, não no material usado. Mesmo a tinta pigmentada, que popularmente não desbota com o sol, não é tão adequada para uso externo. Se por outro lado forem placas de uso interno, e se você usar tinta pigmentada, pode ser que dê certo.
Faça um comentário