Impressão muito escura – Epson L375

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressão muito escura – Epson L375
9 Respostas
Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

A tinta que você está utilizando é original? Além do tom escuro a qualidade e a resolução também estão ruins, que tipo de papel você está utilizando?

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

A minha impressão a cerca da resolução pode ser em razão da qualidade da foto que você fez .

Faça um comentário

Talita Evelyn respondeu há 8 anos

É sim, a impressora é nova, a tinta veio original com a impressora. Só tenho esse problema em cores escuras, acredito que porque em cores claras a composição tem pouco preto. A qualidade da impressão não tá me agradando muito em questão de conseguir ver vários pontinhos, acredito ser DPI. Apesar da resolução do trabalho estar ótimo, tudo em vetor, etc E o papel que utilizo é o offset 180g.

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

Esses pontos aparecem em razão do tipo de papel que você está utilizando, o papel comum chamado de sulfite ou offset como você se referiu absorve muita tinta, as fibras não possuem nenhum tipo de cobertura e as moléculas de tinta acabam tendo uma penetração pouco uniforme nas folhas, eu também possuo uma L375 e ela reproduz imagens com maestria mas o tipo de papel utilizado tem influência direta no resultado da impressão.
 
Se você quer reduzir a percepção dos pontos o ideal seria mudar o material desses impressos, o Denis é o profissional mais indicado para dizer o que você pode fazer nessa situação.

Faça um comentário

Talita Evelyn respondeu há 8 anos

Pois é, pensei nessa possibilidade e por isso estou providenciando um papel fotográfico matte pra fazer o teste. A questão é que muitas pessoas do ramo de personalizados como eu, utilizam o papel offset em seus trabalhos e conseguem bons resultados com ele. Apesar de na grande maioria dos trabalhos que vejo são em cores claras. As escuras geralmente são o vermelho e o preto.

Faça um comentário

Talita Evelyn respondeu há 8 anos

Porém a minha maior preocupação é em relação ao tom escuro que a impressão está puxando. Como pode ver nas fotos, o azul marinho ela puxa todo pro preto, e é assim com qualquer outro tom escuro que na composição vá mais do que 50% de cor preta.
Eu ficaria limitada a paletas de cores claras se não encontrar a solução desse problema.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Pela foto dá mesmo pra ver que você está usando sulfite ou opaline ou similar (offset = sulfite).
Em impressoras jato de tinta o tipo de papel usado influencia muito na qualidade do resultado. Estes papéis são os que oferecem a menor qualidade de impressão e não há o que fazer.
Você citou que a impressão ficou mais escura, puxando pro preto. Julgando pelas fotos isso me pareceu a variação normal de cores que acaba ocorrendo. É impossível obter 100% de correspondência de cores entre a tela e o papel, a menos que se use equipamentos de calibração profissionais.
O que nos resta portanto é imprimir algumas amostras e então ajustar as cores da arte de acordo com o que vemos na impressão. Houve um caso de um cliente em que ele queria um marrom ‘chocolate’ e para conseguir isso eu tive de ir mudando a arte até que na tela o marrom parecia muito esverdeado. Mas na impressão ficou bom pro cliente, e é isso que importa 😀
Recomendo que use papel glossy para imprimir seus materiais. A qualidade de impressão será muito melhor. Você ainda terá de lidar com essas questões de pequenos ajustes de cores, certas cores não batendo, mas com o tempo você pega o jeito e vai ajustando suas artes de acordo com o ‘desvio’ da sua impressora.
E tem mais: a tinta tem influência nisso, então se você mudar de fornecedor de tinta as tonalidades podem começar a variar e você terá de se adaptar novamente.

Faça um comentário

Talita Evelyn respondeu há 8 anos

Verdade, Denis.
Por isso mesmo vou começar a testar o fotográfico matte, e torço muito pra ser apenas o papel rs
Não sou muito fã do glossy por causa do brilho e do reflexo que provoca nas fotos, e eu trabalho com isso.
De qualquer forma acredito que o matte possa me dar a mesma qualidade do glossy.
Sobre os ajustes do monitor, o meu maior receio é ajusta-lo de forma que se torne mais fiel a impressão, porém no monitor do cliente fique totalmente diferente do material impresso. E nesse ramo sabemos que cliente valoriza muito a questão das cores que ele aprova.
 
De qualquer forma, farei sim o teste de outro papel pra ver qual me atende melhor. Caso persistir o problema acho que vou precisar mesmo ajustar as cores.
 
Obrigada

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Sim, de fato é o papel. O papel glossy dá uma qualidade muito superior, você vai se surpreender.
O papel matte também dá um ótimo resultado, com a mesma resolução do glossy mas sem o brilho. Só que eu achei que as opções de matte são muito limitadas, por isso tenho feito diferente: só imprimo no glossy brilhante e quando preciso fosco eu lamino a quente com BOPP fosco. O resultado é incrível, e investir na laminadora valeu muito a pena.
Com relação ao ajuste, você não vai precisar ajustar seu monitor (você poderá ajustar a sua impressora, se precisar) nem será possível garantir ao seu cliente que o que ele verá será exatamente igual ao que será impresso, pois os ajustes só podem ser feitos em equipamentos de sua propriedade, claro. Além disso cada dispositivo (monitor, celular, tablet) tem suas características específicas. Sempre haverá alguma variação.
Quando eu pego um cliente que é mais chato com as cores eu peço pra ele vir pessoalmente aprovar a arte, daí imprimo no papel para ele ver como fica e vou fazendo ajustes na arte na hora. São raros os clientes assim, mas eu faço isso pra não receber reclamações posteriores. É o único jeito.
E é óbvio que isso não pode ser feito com clientes de fora da cidade, mas daí eu simplesmente digo que pode haver variação nas tonalidades e que é normal. Se o cliente insistir, daí eu sugiro a ele que pague para eu enviar uma amostra impressa pelo correio.
A sua preocupação com a satisfação do seu cliente é válida, mas é realmente impossível fazer qualquer tipo de prova de cor sem fazer pelo menos uma impressão.

Faça um comentário