impressora

v maia perguntou há 8 anos

bem tenho uma impressora L220 epson queria saber quais tintas são compatíveis com ela sendo da mesma marca e de outras alguem poderia ajudar ? tenho algumas tintas aqui em minha casa para encher book mais de outras marcas mais nao sei se pode encher . tenho uma tinta hp 8500 sera que posso colocar na l220 epson ?

Faça um comentário

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Maia,
Sua pergunta ficou repetida, então excluí as demais.
Essa impressora de fábrica utiliza tinta do tipo corante.
Normalmente não é uma boa ideia misturar tintas de outros fornecedores sem antes esvaziar o bulk ink completamente. Alguns alegam que há algum tipo de reação química, mas eu duvido – é só tinta, corante e água, basicamente, não vejo como isso poderia ser um problema.
Porém tintas diferentes possuem formulações diferentes o que resulta em tonalidades diferentes, portanto tintas de melhor qualidade podem se aproximar mais das tonalidades originais do que as tintas de qualidade inferior. Eu não costumo indicar marcas, o critério que recomendo atualmente é o preço: tintas corantes de boa qualidade custam entre 100 e 150 reais o litro.
Lembre-se: uma impressora é como um carro: se você cuidar bem, usar produtos de qualidade e dar manutenção regularmente, ela vai durar muito tempo.
Já quanto a essa tinta para HP, não recomendo usar. HP geralmente usa tinta do tipo pigmentada.

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 8 anos

“tenho uma tinta hp 8500 sera que posso colocar na l220 epson ?”
 
Eu desaconselho a sua intenção de aproveitar a tinta específica da HP na Epson, mesmo que essa tinta seja corante as tintas da Epson tem uma quantidade de aditivos anti entupimento (nozzle cleaner) na prorporção adequada para evitar problemas nas cabeças que funcionam com atuadores piezoelétricos como as impressoras da Epson, a tinta pode funcionar por algum tempo e vazar pela cabeça de impressão já que a tensão superficial da tinta é diferente para os equipamentos das duas fabricantes.
 
“Alguns alegam que há algum tipo de reação química, mas eu duvido – é só tinta, corante e água, basicamente, não vejo como isso poderia ser um problema.”
 
As tintas inkjet do tipo corante são desenvolvidas com uma série de componentes, é uma química fina e nessa composição entra: surfactantes, resinas, fungicidas, agentes tamponantes, agentes anti entupimentos, a agua precisa ter um alto grau de pureza, é necessário uma bateria de testes para medir o PH, a viscosidade. O sujeito que mistura tipos de tintas diferentes não tem mais a garantia de que o PH do produto está na faixa adequada, uma tinta cujo PH está alterado pode desencadear um processo gradativo de corrosão na cabeça de impressão até a sua inutilização. O leitor interpreta o parágrafo anterior e diz assim: “eu sempre misturei e nunca deu nada” O problema da reação pós mistura pode ocorrer ou não, a questão é que existem outros riscos de médio prazo e que não serão pronunciados de imediato.
 
Se é a mistura pode ser resumida apenas em corante e água podemos fazer como esses aventureiros que postam experimentos em alguns sites, compramos o corante e pegamos água da torneira… Tente pra ver quanto tempo funciona! Os capilares das cabeças da Epson são tão finos que a tinta é manufaturada em clean rooms, são ambientes extremamente controlados, pra você ter problemas com uma tinta de impressora basta haver contaminação por fungos, por essa razão as tintas inkjet possuem em sua composição anti -fungicidas, as melhores são micro filtradas a 0.2 microns removendo impurezas que irão provocar os entupimentos que você vê no uso do bulk ink .
 

Faça um comentário