Boa tarde.
Eu tenho uma empresa de papelaria personalizada e estou precisando de uma impressora para imprimir A3 couchê 250g. Eu faço em torno de 300 a 500 páginas por mês e infelizmente estou gastando muito com gráfica e acredito que meus gastos diminuiria com uma impressora propria.
Estava vendo uma Ricoh 2051, mas não sei se ela é uma impressora boa. Você sabe me dizer se essa é um bom investimento ou poderia me recomendar outra. Muito obrigada.
Olá Flávia,
Os seus custos por cópia podem diminuir inicialmente, porém é necessário fazer uma análise mais detalhada pois afinal você irá assumir os custos de manutenção do equipamento e os eventuais prejuízos caso ele fique parado por algum tempo para manutenção. Além, claro, da mão de obra de operar o equipamento, dar acabamento nas impressões, etc.
Não estou dizendo que não é viável ter sua própria impressora, estou dizendo apenas que o custo total de operação é mais do que apenas o preço dos cartuchos.
A Ricoh parece ser uma marca boa. Nunca testei nenhuma de perto, mas impressoras laser em geral tendem a produzir bons resultados com pouca dor de cabeça. Tenha em mente apenas que nenhuma impressora laser consegue produzir imagens com tão boa “qualidade fotográfica” quanto uma impressora jato de tinta usando papel glossy. E lembre-se também que a gráfica onde você terceiriza pode estar usando equipamentos ainda mais profissionais, e por isso existe a possibilidade de você não conseguir obter os mesmos resultados que eles.
Dito isso, se pretende mesmo comprar esta impressora (ou qualquer impressora laser, pequena ou grande) recomendo o seguinte:
- Encontre o vendedor e solicite amostras de impressão enviando seus próprios arquivos
- Pesquise quais são todos os consumíveis utilizados na impressora. Em uma impressora laser geralmente temos o cartucho de toner, os cilindros de impressão, o belt de transferência, o reservatório de resíduos e o fusor, além dos roletes (pick-up) de papel.
- Pesquise a facilidade de encontrar esses consumíveis, os preços e a durabilidade estimada deles. Isso vai afetar o seu custo final por página.
- Vendedores de cartuchos vão dizer que a durabilidade é de X páginas mas isso é para impressões mais leves como apostilas, textos com imagens, etc. Para uso gráfico o consumo é bem maior. Eu geralmente uso a regra de 5, se dizem que o cartucho dura 3.000 páginas, então pra uso mais pesado ele duraria umas 600 páginas, mas claro que isso é *muito* variável, depende do que você está imprimindo. Você só vai ter uma noção real do consumo depois que você começar a usar a impressora.
- Não caia na história de recarregar você mesma os cartuchos. Em alguns modelos de impressora é complicado demais e não dá bom resultado. Acredite, eu já tentei na minha laser colorida 😀
Se tiver qualquer outra dúvida é só chamar.
Faça um comentário