Vou explicar, tenho um estúdio musical, quero imprimir em papel cartão 250g/m2, cortar e montar os envelopes de CD. Queria saber uma impressora de boa qualidade que faça impressão nesse tipo de papel, e também qual equipamento para cortar no formato do envelope, e depois fechar o envelope com cola. Vou adquirir uma equipamento que faz duplicação e já imprimi no CD. Só me falta conseguir imprimir e fazer a embalagem. Estarei autosuficiente se fizer isso… Entende? No mercado hoje, a produção de envelopes de CD personalizados só são oferecidos por quantidade. Quero produzir minhas embalagens, duplicar meus cds, imprimir meus cds… Dá uma luz ai, valeu amigo
Olá Ramon,
Entendo que queira obter a autossuficiência, mas você precisa avaliar se realmente vale a pena. Eu faço tais envelopes e em alguns casos terceirizo as impressões, e digo pra você que dependendo da situação é mais viável fazer uma quantidade maior e jogar fora do que tentar fazer uma quantidade menor. A princípio o que estou dizendo não parece fazer sentido, mas vou tentar explicar.
Primeiramente, não dá pra imprimir em papel cartão a menos que você tenha uma impressora específica para gráficas, geralmente uma offset. Para produzir esses envelopes com uma impressora comum jato de tinta você poderia usar o papel glossy 230g no lugar. Os envelopes em pequena quantidade (20, 30, 50) que eu faço são feitos assim e dão um bom resultado.
Depois da impressão, pode ser interessante laminar para que o material impresso dure mais. Neste caso haverá o custo da laminadora e da bobina de BOPP. Isso deve ficar em torno de 2.500 a 3.000 reais.
Depois disso há o corte e vinco. Você precisaria mandar fazer uma faca de corte e adquirir uma máquina de corte e vinco. Isso deve ficar em torno de 1.000 a 1.500 reais, considerando uma máquina manual movida a manivela.
Depois de tudo isso ainda há a mão de obra: você tem de esperar fazer a impressão, depois cortar as folhas uma a uma na máquina de corte e vinco, e depois dobrar e colar (esse processo é feito a mão; desconfio que não existam máquinas pra isso pois já vi muitas gráficas botando secretárias e outros funcionários pra fechar milhares e milhares de envelopes de todos os tipos).
E isso que eu ainda não estou considerando outros custos como manutenção dos equipamentos, depreciação, funcionários, custos trabalhistas e outros fatores que acabam entrando como custo da sua produção.
Daí temos a terceirização: eu por exemplo vendo o milheiro de envelopes de CD a R$ 0,85 cada. Com esse preço, compensa eu empurrar o cliente a fazer um milheiro do que tentar fazer 500 ou 700 pra ele por outro processo.
Veja bem, não estou dizendo que você não pode produzir seus próprios envelopes. Estou apenas levando você a refletir que existem muitos custos envolvidos, e não apenas o custo da tinta da impressora. Eu apenas acredito que rodar de 200 em 200 envelopes pra seu uso pessoal pode ser inviável pra você.
Se por outro lado você montar uma pequena estrutura que atenda esta demanda e consiga reunir vários clientes com essa necessidade, e não apenas os clientes do seu estúdio musical, aí todos os custos – especialmente os custos com funcionários – serão amortizados entre todos os pedidos, tornando assim o seu negócio mais viável.
Entendeu?
😀
Faça um comentário