Olá, Denis! Gostaria de uma orientação:
Trabalho com produção artesanal de cadernos, agendas e planners. Atualmente uso uma Epson L1800 para imprimir tudo, desde a capa até o miolo. Apesar do meu equipamento imprimir as capas com excelência, tenho dificuldades no miolo, primeiro pela lentidão, depois porque mancha a pontinha das folhas com frequência. Fora isso, tenho a sensação que estou judiando demais de uma impressora muito boa imprimindo excessivamente um material simples.
Penso em adquirir uma laser colorida, mas não consigo chegar a uma conclusão se o custo de impressão é viável comparado ao custo que teria se fizesse o trabalho em uma impressora com bulk. Também tenho dúvidas em relação a qual equipamento escolher. Vejo com frequência impressões a laser manchadas de pó.
Obrigada.
Olá Flavia, como vai?
Você não está judiando da impressora, não se preocupe 😀
Manchar as pontas é meio que normal em qualquer impressora jato de tinta em qualquer situação. As folhas precisariam estar beeeem planas pra isso não acontecer.
Uma impressora laser é o que eu iria te recomendar. O custo por página é bem maior do que jato de tinta, porém: 1. impressoras laser são pelo menos 10x mais rápidas; 2. miolo de agenda e caderno tem um consumo baixíssimo de toner; 3. dá pra comprar cartuchos genéricos baratos.
Digo isso porque eu uso uma laser colorida da Brother para produzir miolos de agendas 😉
Impressão laser manchada de pó pode acontecer porque usou-se um cartucho com recarga mal feita, ou o cartucho está com defeito. Infelizmente a impressão a laser é muito melhor, mas mais complexa, sendo assim as possibilidades de problemas são maiores.
O que você pode fazer para reduzir esses problemas é somente comprar cartuchos genéricos novos, e ter um estoque pra emergências. Se o cartucho der defeito é só mandar de volta pro vendedor pra ele trocar. Não faça recargas no cartucho, use apenas novos. E troque o cilindro de impressão sempre que a vida útil dele terminar.
Dito isso, quando eu preciso produzir com urgência ou maior quantidade eu rodo na minha laser, quando estou sem pressa eu rodo na jato de tinta, tenho uma “de escritório” com duplex automático que uso mais pra textos e coisas gerais. Mesmo que ela seja bem mais lenta, o duplex automático já ajuda muito pois ela mesma já imprime frente e verso, posso até deixar rodando de madrugada que vai na boa.
E claro, quanto mais impressoras você tiver, mais segurança você terá, bem como maior capacidade produtiva.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Faça um comentário
Complementando a resposta anterior: impressoras laser coloridas conseguem imprimir fotos e desenhos mais caprichados, mas não tão boas quanto uma impressora jato de tinta.
Portanto se os seus miolos possuem divisórias mais caprichadas, pode ser interessante rodar somente eles na jato de tinta, e o restante na laser. E se o miolo inteiro for bem detalhado, cheio de cores e imagens de fundo, etc… aí pode ser interessante imprimir tudo em jato de tinta mesmo. Impressoras laser são boas mas têm lá suas peculiaridades que são um saco às vezes. Por exemplo: reproduzir fundos carregados/chapados costuma ser bem complicado.
Faça um comentário