Impressora Plotter de mesa

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasImpressora Plotter de mesa
Denis Watanabe perguntou há 8 anos

Boa tarde,

Estou com uma dúvida a respeito de uma impressora Plotter.

Quais especificações eu preciso ficar atento para saber se esta impressora possui um custo-beneficio bom.

E quais modelos de impressoras plotters são as melhores e possuem um preço baixo.

Faça um comentário

2 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá meu xará 😉
Olha, infelizmente é difícil falar desse assunto de custo-benefício porque isso é algo extremamente subjetivo e que depende de vários fatores, incluindo quais serão os seus objetivos financeiros.
Eu digo isso porque nenhum equipamento é caro se fizermos análises em termos de retorno financeiro. Por exemplo: eu costumo comprar impressoras pequenas de escritório, na faixa de 1000-1500 reais, para fazer pequenos serviços. De acordo com os pedidos que tenho e os que pretendo receber, consigo estimar que uma impressora dessas se pagará em cerca de 6 meses – e tenho comprovado isso com as últimas que adquiri.
Ou seja: você não deve pensar ‘nossa, quero montar um negócio mas só tenho X pra gastar’ pois isso pode fazer você se prejudicar por subestimar o seu negócio e não investir o suficiente para o negócio deslanchar, ou então investir um valor adequado mas não obter o retorno necessário (em forma de pedidos) para assim quitar a aquisição e começar a ter lucro o mais rápido possível.
Eu recomendo sempre que as pessoas, antes de adquirirem qualquer coisa, façam UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO do que elas querem montar, respondendo perguntas como: Que tipos de serviços você quer prestar? Quem você pretende atender? Qual será o volume de trabalho esperado? Que prazo de entrega e pagamento os seus clientes desejam? Você precisará contratar funcionários para ajudar? Precisará alugar outro local para montar o negócio? Quais serão os custos legais (impostos, tributos, etc)? Que equipamentos você precisará comprar e quais serão os custos? Que fontes de financiamento você poderá usar (bancos, amigos, etc)?
Respondendo a essas e outras perguntas, e fazendo pesquisas e levantamentos, você pode determinar se o seu negócio será ou não viável. Não é porque fulano montou um negócio X e tá ganhando muito dinheiro que você poderá montar um igual e ganhará o mesmo – não é assim que as coisas funcionam.
Novamente fazendo uma comparação comigo, ao responder essas perguntas eu determinei que para mim, neste momento, é INVIÁVEL adquirir uma plotter para produzir banners (no momento eu os terceirizo). E eu vi que é inviável porque não tenho fluxo de vendas suficiente pra justificar o investimento – eu teria de vender uma quantidade bem grande de banners só pra poder pagar a parcela do financiamento. Se o foco e/ou o público alvo do meu negócio fosse outro, muito provavelmente eu teria fluxo suficiente para justificar a compra do equipamento.
Quer outra comparação? Me ofereceram uma oportunidade de operar um serviço de xerox em uma faculdade. Achei a oportunidade fantástica e o aluguel do ponto incrivelmente barato (considerando todos os fatores). Mas passada a euforia inicial me dei conta de que eu teria de fazer uma quantidade realmente absurda de xerox só pra poder pagar as despesas. E a coisa ficava ainda pior porque o horário de atendimento seria reduzido (afinal, não havia alunos de manhã ou de tarde).
Essa é a importância do planejamento.
Por favor, não pense que o que escrevi é para lhe desanimar ou para lhe fazer desistir. Meu objetivo apenas é incitar uma reflexão. Muitas vezes queremos montar algo próprio porque gostamos, ou porque é uma área que está em expansão e está dando muito dinheiro – mas nunca podemos nos esquecer de que todo negócio se baseia em números, e os números não mentem.
Se planejar não custa nada, apenas o seu tempo. E com um planejamento em mãos você consegue visualizar uma direção certa, e então avaliar se vale a pena seguir por esse caminho ou não. E se você vir que dá certo, com esses dados em mãos fica mais fácil convencer as pessoas a lhe ajudarem, seja com empréstimos ou outras coisas.

Faça um comentário

Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Agora, depois de dizer tudo isso, vamos a uma análise prática.
Uma plotter nova com 1,6 metros de boca, para impressão de lonas, banners e adesivos em vinil, vai lhe custar algo entre 50 e 100 mil reais.
Você precisará investir também em insumos (tintas, lonas, etc), e claro, ter um espaço grande para instalar e guardar tudo isso. Precisará também investir em estrutura adequada (eletricidade, alarmes, reforma do local se for o caso, ventilação, nobreaks, etc).
Você precisará também de uma mesa grande, para cortar e montar os materiais, e itens para dar acabamento (bastões de madeira, cola, serras, estiletes, ou um equipamento de soldar banners).
Muito provavelmente você precisará de um assistente para auxiliar na operação do equipamento, carregando e descarregando materiais, supervisionamento o funcionamento do equipamento, carregando arquivos, etc.
E claro, o básico de um escritório: mesas, cadeiras, computadores, etc.
Mesmo que você vá fazer tudo isso na sua casa e tudo sozinho, boa parte do que citei aqui precisará ser providenciada, ou seja, você não terá só o custo da plotter mas vários outros custos associados.
Por fim, lembre-se de duas coisas:

  • O barato pode sair caro.
  • Todos esses gastos retornarão pra você. É por isso que abrir um negócio se chama ‘investimento’. Em quanto tempo isso vai retornar pra você dependerá do seu volume de vendas.

Faça um comentário