Boa tarde, Denis Gomes, eu gostaria de saber se uma impressora que imprime no formato 4 A, que é a Epson T 25, tem capacidade de imprimir no sistema de tinta Ecosolvente, é o que todo mundo anda falando que estão vendo vídeo em que uma impressora Epson T25 imprime em adesivo de vinil, lona e até em PVC. Isso é incrível por que se der o mesmo efeito de uma impressão de uma plotter com cores mais resistentes a luz, isso seria um barato. Para usar essa Tinta eu teria de fazer o que? em minha Epson T25? gostaria que tirasse minha dúvida. Desde já agradeço. Um Abraço, Lígia Fagundes
Olá Lígia.
Existe um motivo pelo qual uma plotter para tintas a base de água custa menos do que uma plotter para tintas a base de solvente.
Você pode colocar qualquer tinta que você quiser em qualquer impressora jato de tinta, mas a pergunta que você deve fazer é: é apropriado?
Eu ainda não tive a oportunidade de avaliar na prática essa questão que você citou. Tudo que sei até o momento é que as cabeças de impressão da Epson (e de qualquer outra impressora jato de tinta doméstica ou de escritório, ou mesmo plotter baratas) são feitas para TINTAS A BASE DE ÁGUA – que basicamente são apenas corante e pigmentada.
Isso significa que se você tentar usar tintas solvente ou ecosolvente, elas podem até funcionar. Mas não sabemos até quando, ou que danos isso pode causar à impressora, ou qual será a rotina de manutenção, ou quais seriam as recomendações com relação ao manuseio e uso da tinta. E isso sem contar que as próprias tintas solvente e ecosolvente geralmente são feitas para serem usadas com cabeças específicas, ou seja, se você usar tinta de uma plotter em outra, você pode ter algumas dores de cabeça.
Acho que essa questão seria mais ou menos equivalente a você usar uma moto para fazer várias viagens por dia transportando 500 kg usando aqueles baús que ficam no lugar do passageiro. Uma moto pequena foi feita pra isso? Não. Vai funcionar? Vai. Mas não seria melhor investir em um carro, que aguentaria mais?
Como disse, eu não tive oportunidade de verificar isso na prática, mas nada lhe impede de fazer seus próprios testes. Esteja apenas ciente dos riscos e esteja preparada para sacrificar uma impressora caso decida fazer tais testes.
Eu, particularmente, acharia mais vantajoso a longo prazo investir em um equipamento específico para essa finalidade (produção de adesivos em vinil) pois tal equipamento pode ser muito mais durável e ainda pode trazer recursos diferenciados, como por exemplo no caso daquela pequena plotter da Roland que vem com recorte embutido.
Faça um comentário