Caro Denis,
A dois anos, comprei uma workforce WF3640 da Epson, nova, com um bulk ink instalado.
Depois de 6 meses de uso, com em torno de 3000 paginas impressas a cabeça apresentou defeito.
O vendedor substituiu a cabeça em garantia e trocou o tipo de tinta de pigmentada para corante.
Agora com +- 7000 paginas impressas, novamente a cabeça “foi para o Espaço”.
O meu fornecedor, condenou a impressora, alegando que não existem mais peças de reposição disponíveis.
Comprei uma cabeça de reposição nova, original Epson.
A minha idéia era, passar a usar cartuchos originais Epson (no caso o modelo 252 XL), mas esses não são comercializados no Brasil.
Então comprei, um kit de cartuchos recarregáveis e gostaria de passar a utilizar tintas originais Epson
A grande duvida é que tipo de tinta Epson devo utilizar?
Pelo que pesquisei, uma boa solução, seria utilizar as tintas corantes 664 da Epson, porem pela literatura que achei, as tintas originais dos cartuchos 252, são do tipo pigmentada.
Tenho duvidas se essa cabeça realmente é compatível com a tinta corante, bem como, desconheço a causa dos defeitos prematuros nas duas cabeças.
Quero crer, que a causa seja a utilização do Bulk ink (características do mesmo), pois essa impressora é um equipamento de boa qualidade e excelente performance.
Agradeço antecipadamente qualquer sugestão sua e ou informação adicional.
Olá Valdemiro.
Não sou técnico de impressoras mas tenho algum conhecimento sobre o funcionamento e a durabilidade das impressoras, especialmente devido a usar Epson em minha gráfica rápida.
Você não explicou o defeito, mas salvo um problema que ocorre em alguns modelos e que causa mistura de tintas (por exemplo, o preto misturar no amarelo, ou o ciano misturar no magenta), qualquer problema que ocorra com cabeças da Epson muito provavelmente é causado simplesmente por tinta de baixa qualidade.
Dou-lhe um exemplo: estava usando minha L805 normalmente quando de repente percebo que o magenta está praticamente no fim e esqueci de comprar mais no meu fornecedor habitual. Comprei então numa lojinha aqui da cidade, e assim que coloquei a tinta começaram a surgir todos os tipos de falhas possíveis no magenta. Nenhuma limpeza resolvia o problema.
Então fui obrigado a esperar chegar a tinta no meu fornecedor de sempre, e assim que a coloquei na impressora tudo voltou a funcionar normalmente.
Com base em todos esses mais de 10 anos que tenho utilizado Epson, estou bastante confiante de que o primeiro problema com cabeça que você teve foi simplesmente um caso de tinta ruim e o seu técnico, ou por desconhecimento ou por ganância, optou por lhe vender uma cabeça nova ao invés de tentar resolver o problema.
Na minha opinião usar tinta corante ou tinta pigmentada não ocasiona nenhuma diferença no que diz respeito a durabilidade da cabeça. As cabeças da Epson são compatíveis com ambas as tintas e alguns modelos de fato usam as cores corante e o preto pigmentado.
Se você ainda está com a sua impressora e com a segunda cabeça ainda com problemas, recomendo que leve em algum outro técnico que faça limpeza por ultrassom, apenas para eliminar a possibilidade de haver algum entupimento. Depois, adquira tintas de ótima qualidade (não indico nenhuma marca em particular, mas recomendo que fuja de tintas baratas) e tente novamente.
Se quiser você pode inclusive adquirir tinta original da Epson para os modelos da série L, que irá funcionar normalmente e do mesmo jeito em sua impressora sem qualquer problema. Apenas atente para falsificações, tem gente vendendo tinta em tubos idênticos ao original mas fora da caixa, as tintas genuínas vêm em caixas de papel com selo holográfico.
Também é interessante verificar se há algum desgaste ou vazamento nas mangueiras e conexões do bulk ink, mas suponho que esteja tudo certo, caso contrário você já teria notado alguma coisa.
Se tiver mais dúvidas estou a disposição.
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porem pela literatura que achei, as tintas originais dos cartuchos 252, são do tipo pigmentada.
A WF-3640 utiliza os cartuchos 252, a tinta original é Durabrite Ultra, pigmentada em todas as cores.
Tenho duvidas se essa cabeça realmente é compatível com a tinta corante, bem como, desconheço a causa dos defeitos prematuros nas duas cabeças.
O cabeçote da WF-3640 é Precision Core 2S, trabalha com tinta pigmentada ou corante mas não pode haver mistura. É a mesma cabeça utilizada nos modelos A3 da Epson como a L1455, WF-7610, WF-7620 etc. Uma cabeça com grande durabilidade, a única justificativa para os problemas com perda prematura descritos por você é o uso de tinta de má qualidade.
O meu fornecedor, condenou a impressora, alegando que não existem mais peças de reposição disponíveis.
O cabeçote da WF-3640 é facilmente encontrado, como é uma cabeça mais simples com apenas 2 chips Precision Core o valor dela é acessível, custa R$400,00 na MTR Shop.
comprei, um kit de cartuchos recarregáveis e gostaria de passar a utilizar tintas originais Epson
Além dos cartuchos é necessário o chip full, ele simula a existência de um cartucho original e reseta o nível de tinta assim que o contador da impressora considerar o cartucho vazio, sem os chips que vão encaixados nos cartuchos ela dará mensagem de cartucho vazio assim que julgar que o conteúdo foi completamente utilizado.
A dica é: cuidado com as tintas que você utiliza, tintas de baixo custo, vendidas a preço de banana em sites como Mercado Livre e afins são um tiro no escuro!
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Bom dia,
Amigos, muito obrigado pelas dicas e informações.
Acredito que realmente e cabeça estah danificada, já foi feito limpeza com ultra som e passou por avaliação em três empresas.
Decidi comprar uma nova cabeça, jogar esse bulk ink na lata de lixo, instalar cartuchos recarregaveis e utilizar somente tinta corrante epson 664 ORIGINAL
Grande abraço a todos
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