Bom dia, trabalho atualmente com design e venda de produtos gráficos terceirizados como panfletos, timbrados, jornais/informativos, cartões de visita e etc… Porém as gráficas tem um preço muito alto quando se trata de pequenas tiragens. Estou procurando um equipamento que me forneça um bom custo x benefício em impressão. Atualmente trabalho com 2 HP 7110 A3+ com bulk. Porém preciso de um equipamento no qual possa rodar os materiais mais rapidamente e que de preferência imprima em couché e vinil.
O que me recomenda?
Andei pesquisando a respeito da Ricoh Pro 550 e Konica C452, porém os custos em impressões chaparas (80% color) com tonners originais sai muito caro ainda…
Olá amigo,
Você deve se lembrar que o preço cobrado pelas gráficas inclui coisas como o custo da mão de obra da impressão e do acabamento, manutenção de equipamentos, etc. Ao fazer as impressões por conta própria, como você mesmo já percebeu por ter 2 HP, você assumirá todos esses custos e ainda terá que lidar com a questão da produtividade – uma gráfica conseguiria lhe entregar 100 mil panfletos em 3 dias, já uma impressora…
Como você também já deve ter percebido, jato de tinta não imprime em couché (somente em glossy/fotográfico). Para couché você deve realmente usar uma laser colorida, seja uma pequena de escritório, seja essas profissionais da Ricoh, Konica, Oki, Xerox, etc. E ainda há o detalhe de que nestes materiais a qualidade ficará boa, mas não exatamente igual a offset.
O que estou querendo dizer é basicamente o seguinte: se você quer ter o mesmo nível de produção, a mesma qualidade e o mesmo baixo custo de uma gráfica (que utiliza equipamentos de alto volume) você precisará investir o mesmo que eles investiram. Não adianta você querer fazer com 50 mil reais o que uma gráfica faz com seu parque gráfico de 1 milhão de reais.
A recomendação que eu tenho pra você no momento é: use as impressoras que você achar que funcionam pra você com relação a custo por cópia e volume de produção, mas terceirize parte dos seus pedidos. Eu por exemplo só rodo em jato de tinta coisa de 100, 150 cartões, acima disso eu empurro o cliente para 500 ou 1.000 cartões feitos em offset. O preço que consigo em gráficas me permite vender o milheiro a 90 reais, ter um bom lucro, entregar em 5 dias e ainda deixar o cliente feliz por não ser o mais careiro da cidade.
Ah, e boa sorte com essa HP. Eu gosto da HP para certas coisas mas no geral impressoras da HP não foram feitas para durar e nem para aguentar o volume de uma gráfica 😀 (Tenho uma HP 8610 ok).
Faça um comentário
Impressoras de pequeno porte são “descartáveis” porém, boas até que parem de funcionar. O intuito é eu conseguir fornecer materiais (mesmo que caros devido aos custos de produção) aos meus clientes em tempo mínimo. Na gráfica leva em torno de 4 dias úteis para receber 1000 informativos A3 4×4… Coisa que eu poderia fazer em questão de umas 2 horas com uma impressora digital Ricoh ou Konica… A questão é: Qual equipamento comprar? Qual equipamento hoje tem um baixo CPP?
Faça um comentário
4 dias úteis me parece um prazo bem razoável. Mas pense na questão da produtividade: quanto mais rápido você entregar, mais pessoas vão te procurar, e mais pressão você terá, eventualmente te forçando a adquirir mais equipamentos (e contratar mais pessoas) para atender à demanda, o que certamente vai forçar seu preço para cima.
O que não é uma má ideia, considerando que você seria capaz de atender clientes de última hora. Serviços urgentes sempre são mais caros, geralmente porque usam processos diferentes que acabam sendo mais caros. Equipamentos de impressão digital sempre têm um custo por cópia maior do que uma offset tradicional, mas eles oferecem outros benefícios.
Mas o que eu disse anteriormente permanece: você não conseguirá obter um custo parecido com o de uma gráfica se você não investir o mesmo que eles investiram – “Não adianta você querer fazer com 50 mil reais o que uma gráfica faz com seu parque gráfico de 1 milhão de reais.” Então, a menos que você esteja disposto a montar uma estrutura de alto volume para reduzir custos, não creio que você conseguirá – não que eu queira desanimá-lo de ir atrás de seus projetos, claro. Mas o investimento em equipamentos é essencial para atingir os objetivos que você busca.
A mesma lógica pode ser aplicada a outras áreas. Por exemplo: você pode montar uma pequena transportadora comprando uma moto com baú, que custa muito menos que pequeno caminhão baú, mas não conseguirá transportar tanto por vez quanto este último.
Dois motivos pelos quais as gráficas conseguem ter um preço tão baixo são o processo de impressão usado (fotolitos, chapas, etc) e o agrupamento de clientes em uma rodada de impressão (o que dilui os custos entre todos eles). Pense nisso.
Se você não pode investir nisso agora, talvez não seja tão ruim assim pedir pro seu cliente esperar 4 dias.
Faça um comentário