Bom dia, Estou com uma dúvida e preciso de uma solução rápida, estou cotando para um cliente folders couchê 170g brilho, porem meu cliente quer com “verniz”, ao pesquisar vi a laminação bopp, como meu cliente é grande e precisa do material ele não se importa do preço cobrado, pois o mesmo precisa do material urgente, tenho uma plastificadora laminadora, e ela aceita o uso do bopp, mas ao ler alguns artigos vi que o bopp não aceita impressão laser, isso procede? pois outros métodos que vi como laminação a frio ou contact, ficaria ao meu ver no a frio inviável pelo auto custo da lâmina e o contact muito caseiro para uma empresa sofisticada. Preciso de uma solução caso tenha outra opção por favor, me ajudaria?
Acabei esquecendo de informar a impressão será feita em uma HP CP1215 laser colorida
Faça um comentário
Olá Leonardo, como vai? Creio que a informação que você tem não procede. Não acredito que uma vez que o toner tenha se fundido ao papel ele será afetado pela laminadora. A laminação a frio existe para casos mais específicos, não sendo necessária para impressões em geral em papel fotográfico, couché ou outros papéis. Agora, existem outras considerações com relação a este pedido. A primeira é que impressoras laser coloridas, enquanto muito boas, não produzem exatamente a mesma qualidade de impressão de uma offset. Ao laminar a impressão você ajudará a melhorar a qualidade e a durabilidade do impresso, mas neste caso pode ser interessante fazer umas amostras e mostrar pro seu cliente. Outra consideração é com relação ao custo. Não sei que quantidade você irá fazer mas dependendo pode ser mais barato terceirizar em outra gráfica, que pode até já te entregar laminado. Por fim, você tem uma laminadora de verdade ou é aquelas plastificadoras de documento tipo RG? Os dois tipos de equipamentos são bem diferentes, e enquanto uma plastificadora mais simples pode ser usada para fazer pequenos testes com BOPP, uma laminadora profissional dá conta do recado muito mais eficientemente.
Faça um comentário
Olá, obrigado por sua resposta. Bom em relação ao custo e a terceirização cogitei a possibilidade mas em todas as gráficas com a qual trabalho só tem tiragem de 1k e 2.5k, e meu cliente quer apenas 200 unidades. a laminadora que tenho é uma plastificadora laminadora poliseladora a3 yt-320, mas só usei em poseseal até agora, quando comprei me informaram que serviria em bopp também, procede?
Faça um comentário
Olá Leonardo, Em alguns casos o custo dos materiais e da mão de obra para produzir uma quantidade pequena acaba chegando perto ou ultrapassando o custo de uma tiragem de 1.000 ou 2.500 em uma gráfica. Nesses casos eu mostro pro cliente que a diferença de preço é pequena e digo pra ele que prefiro que ele faça material a mais e jogue fora pra poder aproveitar o preço. Quando eu mostro essa diferença quase sempre consigo convencê-los. Mas voltando ao seu caso. O equipamento que você indicou é popularmente conhecido como ‘plastificadora’ e a principal finalidade deste é fazer o polaseal. Até dá pra passar BOPP nele, porém você terá estes problemas: Você precisará cortar o BOPP em folhas (não dá pra usar as bobinas diretamente nesta máquina) Você terá de passar as folhas uma a uma, e terá de fazer uma gambiarra para que elas não enruguem Esse equipamento tende ser lento. Em geral dá pra usar BOPP sim, mas só pra tiragens muito pequenas (200 folhas já é uma tiragem grande). Posso lhe dizer tudo isso porque eu também tentei fazer algo assim 😀 e acabei sendo obrigado a investir em uma laminadora profissional de R$ 2.500. Foi caro, mas a produtividade é 600% maior e não preciso mais cortar o BOPP em folhas ou fazer gambiarras.
Faça um comentário
Boa tarde. Eu tenho estas plastificadoras/laminadoras e preciso laminar em torno de 15 folhas. E não compensa eu comprar uma laminadora de bobina. Quais as dicas que você dá para eu usar o BOPP nessa plastificadora/laminadora? Quando você fala em gambiarra para não enrugar. O que seria? Muito obrigado!
Faça um comentário
Olá José Felipe. Dá sim pra fazer com uma plastificadora comum, porém podem surgir problemas com enrugamentos e não vejo como resolver.
Uma laminadora possui rolos de esticamento que fazem com que o BOPP tenha sempre uma tensão ideal, o que evita completamente os enrugamentos.
Se ainda assim você quiser tentar, eu simplesmente coloquei a folha a ser laminada com o BOPP por cima dentro de um “sanduíche” com duas outras folhas um pouco mais grossas (mas nem tanto).
Se você não conseguir fazer, procure uma gráfica – geralmente eles tem laminadoras com BOPP para lhe fazer a laminação.
Faça um comentário