Livros Personalizados

Perguntas e RespostasLivros Personalizados
Joana perguntou há 8 anos

Bom dia, estou a começar um negócio de livros personalizados e gostava de centralizar na minha empresa todas as competências, incluindo o processo de impressão do livro e das capas.
Os livros a cores terão 21×21 cm e poderão ser em capa mole e capa dura.
Para o conseguir fazer com qualidade que maquinas e que materiais necessito? É possível recomendarem-me algum sistema, de preferência integral, se o houver?
Muito obrigada

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Joana.
É difícil discutir equipamentos e técnicas sem ter uma ideia do seu orçamento e do seu volume de produção esperado. Aliás, iniciar um negócio sem ter a definição de investimento e um bom plano de negócios é sempre arriscado. Portanto, vou te dar alguns conselhos genéricos.
Seria possível começar com impressoras laser coloridas para o miolo, mas é preciso avaliar os custos de impressão por página, visto que a maioria dos livros é produzida por processos de impressão offset e com isso os custos são incrivelmente pequenos. Dependendo da situação, pode não ser tão bom negócio concentrar a impressão dos livros em sua empresa. Mas se a ideia for produzir baixas tiragens – abaixo de 100 por livro – pode ser uma boa.
Com relação as capas a coisa fica mais complicada. Um livro com tamanho 21 x 21 cm e miolo com altura de 2 cm, por exemplo, exigiria uma área de impressão de pelo menos 44 x 21 cm. Muito provavelmente você precisaria de uma impressora profissional capaz de imprimir em tamanhos maiores que o A3. E claro, uma laminadora para dar acabamento nas capas.
O último equipamento disso envolve a parte de acabamento. É possível fazer o acabamento do livro de forma artesanal, porém isso deve consumir muito tempo. Existem equipamentos automatizados ou semiautomatizados que auxiliariam na encadernação – procure por ‘encadernadora de livros’.
E pra finalizar, uma guilhotina grande.
Como disse no começo, iniciar um negócio sem planejamento pode ser arriscado. Existe o risco de você não ter financiamento suficiente para implementar tudo o que é preciso para obter sucesso, o risco de você não conseguir vender o suficiente para recuperar o investimento e manter o negócio funcionando, entre outras coisas. E o próprio processo de produção de livros apresenta diversas variações.
Recomendo que você busque não só informações sobre estes processos de produção, mas também sobre como administrar o negócio e torna-lo viável. Afinal, imagino que você não vá querer abrir uma empresa de livros hoje e fechar daqui 6 meses, não é? 😀

Faça um comentário