Problema com impressora puxando papel de arroz

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasProblema com impressora puxando papel de arroz
Andre Passini perguntou há 7 anos

Boa tarde Denis, tenho uma impressora da Epson L375, comprei nova somente pra impressão de papel de arroz, ótima impressora, uso a tinta que você já recomendou aqui da Fotobolo, pois tive problemas com outras tintas e da Fotobolo é realmente a melhor. Já usei a folha da Fotobolo e é excelente, estive por um bom tempo usando papel de arroz Chines, vendido pela Artimagem, não é dos melhores, mas nunca tive problema com ele, recentemente comprei um papel Holandes vendido pela Pingo de Mel Arujá, me falaram que era igual ao da Fotobolo (que vem do Vietnã) mas não é verdade, enfim o papel é mais grosso que o chines e que o da Fotobolo que já tinha usado e minha impressora não puxa o papel de jeito nenhum, já modifiquei a mola em baixo da impressora, já modifiquei nas configurações e não tem jeito … todo mundo no site Mercado Livre elogiam o papel, entrei me contato com o vendedor e ele simplesmente disse que só vede o papel … saberia me dar alguma luz pra resolver esse problema pois a impressora não puxa o papel de jeito nenhum, só depois de 3 tentativas empurrando com a mão é que o papel vai. Obrigado, André.

Faça um comentário

6 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 7 anos

Olá André.
O primeiro passo para investigar o problema seria dar uma olhada no tracionador de papel, que é uma peça de borracha que se desgasta com o tempo independente do papel utilizado (mas dependendo do papel ele poderia se desgastar mais rápido).
Não tem como olhar ele sem desmontar a impressora, então se você não manja, você pode levar a uma oficina e pedir pra dar uma limpeza nele, ou se for o caso, trocar. É uma peça barata que precisa de substituição regular (a outra é o motor do carro).
Se isso resolver o problema, ótimo. Se não, podemos ver outras possibilidades.

Faça um comentário

Andre Passini respondeu há 7 anos

Obrigado Denis …. acabei de levar em um técnico e ele disse que esse rolete está novinho e que possivelmente é o papel com problema … disse a ele que o rolete desliza sobre o papel (quando coloquei uma lanterna pra ver ele sendo puxado) e que parece que o papel é liso demais, além de muito grosso … disse a ele que depois de 3 vezes que a máquina puxa o papel (mesma folha) aí ela começa a puxar a folha corretamente … então ele me disse que provavelmente o rolete gasta aquela parte do papel e cria um ponto de atrito onde puxa o papel direito, eu acredito que seja isso, pois não tinha problemas com o papel da Fotobolo nem com o papel da Artimagem, oque vc acha?

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

então ele me disse que provavelmente o rolete gasta aquela parte do papel e cria um ponto de atrito onde puxa o papel direito, eu acredito que seja isso, pois não tinha problemas com o papel da Fotobolo nem com o papel da Artimagem, oque vc acha?

 
Olá Andre, a sua pergunta envolve uma questão de lógica, se estavas utilizando uma determinada marca de papel de arroz que funcionava bem com a sua impressora e ao substituí-lo por outro fornecedor constatou problema eu é que lhe pergunto: Qual é a possibilidade do problema estar diretamente relacionado a troca do papel ?
 
O Pick-up Roller pode apresentar desgaste como o Denis citou mas o mais importante é ponderar o contexto da questão que foi colocada em discussão e no seu caso não faltam indícios para uma conclusão:
 

  • usava o papel de arroz adquirido de um fornecedor que é a Fotobolo, até então a máquina tracionava as folhas corretamente;
  • trocou o fornecedor e essa troca resultou em outro papel de arroz provavelmente fabricado por outra empresa e com uma superfície diferente, a partir daí surgiram os problemas;

 
Conclusão: Qual seria a conclusão disso?

Faça um comentário

Andre Passini respondeu há 7 anos

Dimitrius eu devolvi os papeis e comprei de outro fornecedor (Artimagem) para testar, mas ainda não chegaram, a minha dúvida surgiu porque 100% das pessoas que compram do fornecedor MAGO dizem que o papel é bom, porque só comigo daria esse problema?

Faça um comentário

Dimitrius Bueno respondeu há 7 anos

a minha dúvida surgiu porque 100% das pessoas que compram do fornecedor MAGO dizem que o papel é bom, porque só comigo daria esse problema?

 
Eu compreendo a sua dúvida Andre, o papel pode ser excelente mas o que ocorre em muitos casos é uma limitação no sistema tracionador de papel da impressora, as vezes o papel adquirido é de outra fabricante e tem exatamente a mesma gramatura daquele que você utilizava até então sem problema, entretanto temos folhas com maleabilidades diferentes, algumas fabricantes tem papeis um pouco menos flexíveis que outras e na hora de fazer a curva dentro da máquina os roletes não tem força suficiente para tracionar a folha, isso não significa que o papel de arroz que você devolveu seja ruim, eu tenho certeza que muitas máquinas vão tracioná-lo sem problema mas a sua impressora foi “premiada”.
 
Na linha de produção da Epson e das demais fabricantes nenhuma impressora é absolutamente igual a outra, a fabricante depende do fornecimento de peças de inúmeras outras empresas e eu vou te dar um exemplo na pratica de que isso pode impactar no dia a dia das pessoas. Eu tenho uma L375 e com ela eu consigo trabalhar com papeis de 230 gramas sem dificuldades, o problema é que existem outras pessoas com a mesma impressora e utilizando o papel da mesma fabricante onde a máquina não consegue operar, aqui no próprio blog eu já li vários casos de pessoas com essa queixa. O mecanismo tracionador de papel possui uma mola que pressiona os roletes contra a folha, é impossível para qualquer fabricante garantir que milhões de molas empregadas em linha de produção terão exatamente o mesmo poder de contração e retração e com isso temos variáveis que serão observadas no dia a dia.
 
É um tema complexo e nem sempre o usuário final se conforma com esse tipo de explicação mas essa é a verdade sem enfeites, é tolerável uma margem de diferença correspondente a até 30% em determinadas características de um equipamento para outro.

Faça um comentário

Andre Passini respondeu há 7 anos

Dimitrius acho que você tem toda razão, sabia que o problema não era o papel, o papel secava muito rápido, gostei da qualidade da impressão também, mas mesmo fazendo modificações na mola da minha impressora não resolveu o problema de tração.
O papel da Artimagem é mais fino e demora mais para secar, chegou ontem e fiz um teste e com esse papel ela traciona perfeitamente. Não sabia que haviam tantas pessoas com o mesmo problema que o meu.
Agradeço a ajuda e atenção de todos.

Faça um comentário