Quadros Decorativos – Alternativas de Impressão

Perguntas e RespostasCategoria: PerguntasQuadros Decorativos – Alternativas de Impressão
Antenor Cavalcante perguntou há 8 anos

Bom dia Denis,
Temos uma pequena empresa de quadros decorativos e estou constantemente buscando novos conhecimentos sobre impressão, pois mergulhei nesta área com muito pouco conhecimento e fui aprendendo com a prática, tentativa e muitos erros. Desde o início do meu negócio, tenho lido alguns artigos deste maravilhoso site, rico em informações. Então, já inicio parabenizando e agradecendo pelo seu trabalho!
Confeccionamos quadros decorativos impressos em adesivo vinil, aplicados sobre uma chapa de MDF de 6mm. Utilizamos impressoras EPSON I375, com tinta latex. Trata-se de um método que conheci através de uma empresa de SP, que vende a tinta e o pré-tratamento para que seja aplicado no vinil antes de ir pra impressora. É um método um tanto trabalhoso, mas que me possibilitou iniciar meu negócio com um baixo investimento, oferecendo uma impressão de qualidade e baixo custo.
No entanto o negócio está crescendo e estou buscando novas alternativas e queria saber sua opinião, diante da sua vasta experiência com impressão. Seria mais vantajoso eu adquirir uma impressora laser colorida e passar a emoldurar meus quadros? Teria alguma opção para impressão mais vantajosa para o que faço, mas sem um grande investimento? Ou você acha que devo manter minha produção utilizando essa técnica e equipamento que estou utilizando para manter o baixo custo? Enfim, tenho muitas dúvidas. Espero que você possa me auxiliar a melhorar e expandir meu pequeno e humilde negócio.
Para entender melhor o que produzimos, se tiver um tempinho, entre nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/artemparedes
Desde já agradeço demais sua atenção e fico ansiosamente no aguardo de uma orientação sua.
 
Antenor

Faça um comentário

1 Respostas
Denis Gomes Franco Staff respondeu há 8 anos

Olá Antenor, como vai?
Parabéns pelo seu empreendimento 😀 E se quiser ter um site próprio ou loja virtual fale comigo: eu também faço desenvolvimento. Veja minha loja virtual: http://www.produtosexclusivos.com.br
Com relação a sua dúvida, presumo então que você não faça quadros maiores que 20×30 cm.
Impressoras laser são boas opções, porém elas podem não produzir a mesma ‘aparência fotográfica’ que você pode obter com jato de tinta. Impressoras laser são indicadas pra impressões coloridas, não pra reproduções desse tipo.
Embora você possa, sim, usar tal equipamento, mas você não poderá imprimir em vinil.
Acredito que uma boa opção pra você expandir seria investir em tecnologia de impressão direta. Ela também envolve o uso de impressoras adaptadas da Epson com tintas látex ou solvente, e permite que você imprima diretamente sobre diversas superfícies, e até mesmo em tecidos.
Com isso você poderia imprimir diretamente no MDF, eliminando passos intermediários, agilizando a produção e oferecendo a possibilidade de imprimir em tamanhos maiores. E essas impressoras adaptadas geralmente vêm também com tinta branca, e assim você poderia imprimir em materiais escuros ou mesmo no MDF sem tratamento prévio.
Já vi este tipo de impressora sendo usada para imprimir placas de acrílico, capinhas para celular e brindes em geral. É um bom investimento se você estiver disposto a fazê-lo – acredito que fica na casa dos 10 mil reais.
Existem empresas que vendem tais equipamentos prontos para uso, e existem pessoas que fazem a conversão a partir de uma impressora Epson que você já tenha. E se você for aventureiro, você mesmo pode montar a sua adquirindo o projeto e as peças.
Apenas lembre-se de que tais equipamentos (e até mesmo a sua atual a látex) exigirão manutenção e você acabará tendo de aprender um pouco sobre consertos de impressoras, para não ficar parado quando houver algum problema 😀
Qualquer dúvida estou a disposição.

Faça um comentário