Sou uma gráfica off-set tradicional. Quero oferecer pequenas tiragens (100, 200, 300… 1.000) de cartões de visita, folhetos, cardápios, cartazes (A3), brochuras, crachás. A impressora não precisa ser de altíssima produtividade, deve ter baixo custo de impressão, boa qualidade de impressãpo (compatível com impressão off-set), imprimir frente e verso automático, imprimir em papel couchê e off-set, gramatura de até 300g e formato até SRA3.
Olá Henrique.
Que bom que a impressora não precisa ter alta produtividade, porque essas impressoras de escritório são boas para essa finalidade mas não para grandes volumes. Eu por exemplo só rodaria até uns 400 cartões na minha Epson T50. Acima disso eu empurro o cliente pra 500 ou 1.000 em offset.
Agora, a sua lista de requisitos é bem alta. Existem equipamentos capazes de fazer tudo isso que você quer, porém realmente são equipamentos voltados para gráficas, provavelmente na faixa de preço acima de 7.000 reais. Você não especificou seu orçamento, portanto vou falar de forma mais genérica.
Nessa faixa você deverá procurar por equipamentos laser da Xerox, da Oki, da Ricoh ou da Konica Minolta. Mas antes de comprar o equipamento lembre-se de avaliar o custo dos insumos e consumíveis. Impressoras laser tendem a ter um custo por página bem elevado – prático para tiragens pequenas e urgentes, mas obviamente nunca competirá com offset em longas tiragens.
Em geral gráficas menores e freelancers usam impressoras jato de tinta pequenas e baratas para atender uma demanda menor. Por exemplo: neste momento estou imprimindo 500 envelopes que uma gráfica terceirizou para mim, pois o cliente queria impressão em 3 cores e para a gráfica ficou inviável produzir isso em offset. A impressão jato de tinta é demorada, mas o custo é baixo e por isso consigo vender para ele a um preço muito baixo para que ele também possa ganhar em cima.
Faça um comentário