Olá! Estou fazendo livros de 60 páginas numa tiragem de 500 livros por mês. Para isso estou imprimindo as páginas preto e branco com uma duplicadora ricoh dx2330 e as capas couche brilhosa com uma a laser. O problema é que eu e minha esposa estamos nos acabando para separar as folhas na ordem correta para montar o livro, pois a duplicadora só imprime todo um lote de página de cada vez. Além disso nossa laser hp já está dando pau devido ao número de vezes que é usada. A montagem final é com grampeador e uma guilhotina. Investimos 12 mil na duplicadora, impressora e guilhotina e não nos arrependemos, mas vemos que tá na hora quem sabe fazer um up-grade, um investimento melhor. Qual seria a melhor opção para nosso caso? uma off-set? Qual delas? Agradeceria muito sua ajuda. Obrigado.
Olá Alexandre, como vai?
Acredito que existam dois caminhos aí pra você:
- Investir numa alceadeira/intercaladora. Mesmo em impressoras offset em gráficas profissionais a impressão de livros e revistas também se dá em lotes (todas as páginas 1, todas as páginas 2, etc). A alceadeira/intercaladora é então usada para colocar as páginas de livros e revistas na ordem correta, deixando-os prontos para o acabamento. Esta é uma opção interessante pois permite que você mantenha seu fluxo de trabalho atual.
- Investir numa outra impressora, jato de tinta ou laser (desde que seja adequada para o seu volume de trabalho). Neste caso os livros seriam impressos já na ordem correta, porém eu acredito que o custo por página seja superior ao de uma duplicadora, e a impressão demoraria mais – me parece que mesmo as impressoras mais rápidas, na faixa de 30-40 páginas por minuto, ainda são bem lentas em comparação a duplicadoras.
E falando em investimentos, você disse que imprime a capa a laser em couché. Se você já não lamina as capas com BOPP, pode ser uma boa aproveitar a oportunidade e investir numa laminadora também. A laminação dá um acabamento ótimo e protege a impressão.
Faça um comentário