Olá, não sei se alguém aqui pode me ajudar mas é o seguinte, sou designer gráfico e trabalho criando a arte estampada que vai no “shape” para skate (desenho da prancha de madeira). No momento trabalhamos da seguinte forma, envio o arquivo vetorizado para uma empresa, onde fazem os fotolitos e nos enviam a seda com a arte em silk pronta para ser prensada com o shape. (fabricamos os shapes)
Notamos que a qualidade está muito abaixo do esperado, algumas sedas chegam com as cores totalmente diferentes, contornos e pequenos detalhes são perdidos ou ficam fora do lugar.
Eu gostaria de saber se essa grande margem de erros é normal em silk, ou se é no processo de fabricação dos fotolitos que está acabando com a aplicação? E se existe outra técnica onde se preza mais pelos pequenos detalhes. Chega a ser frustrante ver a sua arte totalmente comprometida pelo processo.
Alguém sabe me dizer como foi feito o processo de aplicação da arte nesse tipo de material: http://www.youtube.com/watch?v=PMNKsa7reyI (visualizar 4:42 min).
Obrigado.
Marcelo
Olá Marcelo. Desconheço o processo de produção desse tipo de material, mas se puder me orientar talvez possa lhe ajudar.
Não entendi exatamente o que quis dizer com “seda”. Também não entendi “silk” e “prensada”, já que essas duas palavras se referem a processo bem diferentes. Silk, ou serigrafia, é um processo de impressão que utiliza uma tela de tecido e um rodo de borracha, mas esse processo é mais adequado para objetos planos ou áreas de objetos que sejam planas.
“Prensado” tem a ver com transfer, onde se utiliza calor e pressão para transferir a imagem para o objeto, mas o objeto deve ser compatível com o processo ou deve ser previamente preparado para receber tal impressão.
No vídeo indicado por você o locutor diz que a impressão é feita através de um processo parecido com o de transfer, mas não totalmente igual. Ele diz que a impressão é feita por uma gráfica em uma folha de plástico, provavelmente usando tinta especial, e a impressão é aplicada no skate usando calor e pressão através daquela máquina diferenciada.
A princípio eu recomendaria que você procurasse alguma loja especializada em serigrafia e/ou comunicação visual como a Serilon ou então visitasse feiras de serigrafia. Esse pessoal pode lhe orientar melhor a respeito das técnicas e truques de impressão para esse tipo de material.
A propósito: outra forma de fazer isso seria com adesivos vinílicos impressos com tinta solvente em uma plotter, mas eu não tenho certeza quanto a durabilidade desse material. Por outro lado é um jeito fácil, rápido e barato de personalizá-los.
Faça um comentário
Denis, obrigado pela resposta.
Então, vou tentar explicar a situação. A prensa que eu estou falando não se refere ao procedimento da aplicação da arte. Somos uma fabrica de shapes, prensamos folhas de marfim devidamente coladas para fazer o produto final (shape de madeira), e a “seda” (papel fino com a arte já finalizada) vai junto com essas folhas de marfim na prensa.
A seda que recebemos seria como o papel transparente (video), só que em um papel do tipo vegetal (papel fino). Eu envio a arte vetorizada para os caras e eles nos retornam essas sedas. Mas o silk dessa seda está completamente grotesco, eu imagino que seja falha no procedimento de aplicação, pois as cores estão todas deslocadas como se aplicassem o silk com os fotolitos “fora de eixo”, sem nenhum tipo de controle. Nota-se que utilizaram mistura de cores para chegar em uma cor especial, mas como essa mistura também está fora de eixo, da para perceber quais cores foram usadas para tentar chegar nessa cor específica. Agora eu pergunto é normal essa mistura ? Ou deveria ser uma cor diferente da outra ?
A maioria dos contornos também estão deslocados, e pequenos detalhes também são perdidos, e em alguns casos é como se eles nem tivessem existidos.
Mas não é só isso, como o desenho é vetorizado acredito que nenhuma parte da arte final poderia vim pixelada, por exemplo, a cor cinza em um dos shape está toda cheia de “mini pontinhos”, como se tivesse convertido em JPG, perguntei para o cara o porque de estar assim e ele respondeu: ” é que utilizamos uma técnica na cor preta para chegar no cinza”. Bom mas toda vez que for ter o cinza vai ficar desse jeito ? (Somente cores básicas ficam regulares)
Como sou leigo no assunto do processo de aplicação de artes em objetos, fico pensando se tudo isso foi falha dos caras, sacanagem ou se realmente estou esperando demais do silk em si.
Bom, de qualquer jeito obrigado pela orientação, pesquisei bastante sobre silk e transfer e até agora não entendi o porque de ter dado tao errado.
Só queria deixar algumas dúvidas que sempre tive aqui, se não for muito incomodo:
– Vou sempre depender das cores que a “gráfica” tem para fazer a arte ?
– Está correto fazer a separação de cores manualmente cor por cor, mesmo que uma cor seja variação de outra ?
– Sei que existe uma margem de erro visual da arte no computador para o produto final, existe um meio de controlar melhor essa margem ? Enviar o código CMYK da cor não faz diferença nenhuma ?
–
Faça um comentário