Nunca fui interessada em tecnologia ligada às artes gráficas, mas ultimamente tenho desenvolvido um interesse descomprometido para demandas pessoais (dobraduras personalizadas, pequenos painéis, calendários, cartões para datas comemorativas, etc), todavia quero qualidade sem o compromisso de grande desempenho em quantidade de impressões.
Por gentileza, o que me indicam de equipamento + papéis para impressões com qualidade entre boa e excelente, mas com custos módicos para uso particular?
Caso exista algum tipo de site que fale sobre o assunto e alguém possa indicar, agradecerei imensamente.
Caso exista algum tipo de site que fale sobre o assunto
Você já está nele 😀
Podemos dizer que hoje em dia basicamente qualquer impressora jato de tinta, mesmo as mais baratas, são capazes de produzir impressos com boa qualidade de impressão desde que você use papéis próprios, que otimizam os resultados.
Um dos mais usados é o papel glossy, popularmente conhecido como ‘papel fotográfico’. Ele tem uma alvura (brancura) muito boa e uma camada lisa com brilho que dá um excelente resultado.
Essa qualidade toda não depende exclusivamente da impressora – só de você usar esse papel você já obtem uma ótima qualidade – porém existem impressoras feitas especificamente para o mercado fotográfico que são bem acessíveis e que oferecem qualidade igual ou superior ao de qualquer laboratório de revelação de fotos por aí.
Uma dessas é a Epson L805, que eu recentemente adquiri. Ela custa em média R$ 1.800 e produz resultados incríveis devido ao uso de duas cores adicionais, o ciano light e o magenta light.
Mas as impressoras mais populares aqui no site são sem dúvida as pequenas multifuncionais da série L3xx, como a L375, L395, etc. São impressoras de pequeno porte pra uso doméstico. Elas não possuem as duas cores adicionais da L805, mas ainda assim oferecem bons resultados.
É importante lembrar que a qualidade da impressão numa jato de tinta realmente depende do papel utilizado. Se você utilizar papéis mais simples como opaline, offset, vergê ou sulfite, a qualidade de impressão será apenas regular. A melhor qualidade só será obtida ao usar papéis específicos para fotografia em impressoras jato de tinta. E o glossy é só um deles, existem outros tipos de papéis com características diferentes.
Quanto ao custo de utilização, as impressoras da Epson da série L utilizam o tanque de tinta, portanto você pode comprar tinta a granel e usar sem medo. Um tubo de tinta original da Epson custa R$ 40 com cerca de 70 ml de tinta, o que rende milhares e milhares de cópias. Mas se preferir, você pode usar, por sua própria conta e risco, tintas genéricas.
Por fim, acredito que você irá pesquisar preços e acabará vendo outras marcas como Canon e HP, e certamente perceberá que estas são muito mais baratas. Já lhe adianto que as impressoras da Epson são em média mais caras, mas isso se deve ao fato da Epson não lhe enfiar a faca em cartuchos caríssimos, e de ela oferecer um equipamento com durabilidade acima da média.
Se tiver outras dúvidas, é só postar aqui mesmo. Obrigado pela visita!
Faça um comentário