Olá, estou montando uma gráfica rápida no RS, e estou com dúvida quanto ao corte especial.
Uma plotter de recorte não imprime não é? Então como fazer para a impressão se encaixar exatamente no recorte, já que cada processo é feito em equipamentos diferentes? Como o recorte ficará centralizado na impressão? Desde já agradeço. Abraço
Olá wagner.
Plotters de recorte realmente não imprimem. Então é necessário usar algum método para que o alinhamento seja feito.
Normalmente tais plotters oferecem um software de controle que imprime marcas de alinhamento nos cantos da folha. Então, você pode montar a sua arte ali dentro, e a máquina fará o alinhamento do corte com a arte com a ajuda dessas marcas de alinhamento, que são lidas com a ajuda de um laser.
Agora, note que o uso de plotters é viável somente para pequenas tiragens de materiais, ou onde pode ser inviável a utilização de facas de corte, como por exemplo convites de casamento – já que clientes dificilmente pedem mais do que 200 unidades de convites e todos querem algo diferenciado e exclusivo.
Se você pretende fabricar produtos mais padronizados como envelopes, pastas, capas de carnê ou mesmo itens personalizados como formas para doces, você deve considerar o uso de uma máquina de corte e vinco com as respectivas facas.
Ou você pode ter ambos os equipamentos, porque não? 😀
Faça um comentário