É o seguinte galera, vi em outro post que o dono do site estava na dúvida se a Epson tinha mudado o esquema do selo Durabrite.
Tenho uma L355 e uma L800. A L800 têm o selo DURA BRITE ULTRA lá no site da epson. Acontece que ela é de tinta corante. Bom, eu fiz uns testes aqui. Imprimi em um papel as mesmas cores usando as duas impressoras. Coloquei o papel na varanda pegando sol por cinco dias, e a tinta da L355 desbotou um pouco, mas a da L800 não dá para perceber se desbotou ou não, ou seja, de primeira já deu para notar que a tinta da L355 é mais vagabunda que a da L800, mesmo as duas sendo a base dágua. Eu vou deixar mais uns dias pegando sol e depois posto a foto aqui para vocês verem.
As duas saem na água imprimindo em vinil. A L800 sai na água imprimindo em CD. Então concluo que o selo DURA BRITE ULTRA da L800 é para resistência ao sol e não da água. E não quer dizer que seja pigmentada e tenha mais aderência.
Todos concordam? Alguém fez outro teste?
Eu nunca usei tinta pigmentada, nem sei para que serve. Ela realmente é mais resistente?
Faça um comentário
Algumas pessoas relataram isso e eu pedi que vissem a presença do selo NA IMPRESSORA e não NO SITE da Epson. Por algum motivo no site consta o selo Durabrite mas não impressora não. Pode ter sido algum erro deles.
O jeito mais certo de saber é procurando descobrir o tipo de tinta usado, mas nem todos conseguem fazer isso. A procura do selo Durabrite foi só uma gambiarra para facilitar as coisas.
Com relação a tinta: as tintas corante nunca foram resistentes a água mas elas podem ser resistente ao sol (caso da tinta original). A tinta corante só é resistente a água em materiais especiais, como o papel glossy (fotográfico), que trazem algum tipo de proteção embutida. A mesma coisa vale para as mídias printable.
O tal ‘vinil para jato de tinta’ é uma gambiarra mal feita pois o vinil de fato não pode funcionar com uma impressora jato de tinta. E foi por isso que a impressão não durou nada.
Já tinta pigmentada possui proteção contra desbotamento e contra água em qualquer tipo de papel, incluindo sulfite. E isso também vale pra tintas pigmentadas originais e genéricas. Só há um problema: ela não costuma ser compatível com papéis fotográficos: ela pode borrar só de passar o dedo, ou pode demorar muito pra secar, ou pode não aderir corretamente à superfície. Os resultados dependem da marca da tinta usada.
Faça um comentário
Olá Roberto …
Eu tenho uma Epson L355 e somente uso tinta original, só que está desbotando as cores impressas em papel glossy paper fotográfico depois de alguns meses.
Você que possuiu a Epson L800, vc a recomenda para impressão fotográfica, os testes que você fez a luz do sol com a tinta da L800 o agradou, desbotou ?
Valeu pela ajuda e pelas suas explicações.
Faça um comentário
Veja no link abaixo a durabilidade das tintas da L355
http://www.wilhelm-research.com/epson/WIR_Epson_L355_and_L800_2014_08_20.pdf
Em resumo: Voce terá uma impressão de qualidade que irá desbotar em 2 anos. A tinta também não é resistente a água.
Faça um comentário
A tinta original da Epson L800 é corante e não presta para papel fotográfico. Fica bonitinho na hora, mas a partir de um ano começa a desbotar e com dois anos já está completamente escangalhado o trabalho.
Imaginem fotos de família, que não duram nada! Só tinta pigmentada resiste, tenho impressões em papel fotográfico, feitas com uma antiga C92, que após 17 anos continuam perfeitas.
Todos os picaretas vendedores de tinta vem com a balela da tinta corante, mas nunca fizeram um teste que leva em conta o tempo. Um copia a conversa fiada do outro.
As tintas pigmentadas que não secam em papel fotográfico são tintas que não prestam, e no brejil são raríssimas as que tem qualidade. A maioria vem da china e para cá só mandam o que é recusado por EUA, Europa, Ásia e Oceania.
Faça um comentário
Eu possuo uma L800 para uso exclusivo em impressão de fotografia, nesse modelo eu utilizo apenas tinta original da Epson, a durabilidade das impressões depende de uma série de fatores e o papel utilizado também tem influência, eu tenho centenas de impressões de quase 2 anos sem sinal de desbotamento. O uso do raciocínio lógico implica em ponderar que a fabricante dificilmente lançaria no mercado um modelo fotográfico cujas impressões estivessem fadadas a durar 1 ano, isso é uma reflexão básica e eu não vou mudar de opinião se forem postados testes selecionados na internet, a prova está aqui em casa e é tão crível como 1 + 1 é 2.
A tinta pigmentada sem dúvida tem uma tendência de prolongar a vivacidade das impressões, isso é fato e não há o que dizer mas não significa que as impressões da L800 estarão arruinadas em 24 meses, aos “desgraçados” que não tem a mesma sorte eu sugiro uma revisão do processo de impressão incluindo os materiais utilizados.
Faça um comentário